No próximo dia 17 de fevereiro, das 14h às 17h, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Agência Nacional de Mineração (ANM) promoverão um evento de escuta ativa com representantes do setor produtivo de mineração. Conduzido por especialistas em gestão e estratégia da Fundação Dom Cabral (FDC), o encontro tem por objetivo ouvir o público usuário dos serviços da agência reguladora com intuito de aprimorar a regulação e os processos da ANM, visando o desenvolvimento sustentável do setor mineral e do Brasil.
A iniciativa é uma das ações do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Agência Nacional de Mineração (ANM), firmado para dar celeridade aos processos administrativos minerários. O ACT ocorre no âmbito do Programa Destrava Brasil, da ABDI, que tem por objetivo apoiar agências reguladoras na implantação de soluções tecnológicas para modernizar seus processos internos e sistemas, eliminando gargalos e garantindo respostas mais rápidas.
A expectativa dos organizadores é reunir representantes de empresas privadas de mineração de diferentes portes e segmentos, de associações de classe do setor mineral; pessoas físicas que possuem ações reguladas pela ANM, como garimpeiros individuais; e também cooperativas e associações com atividades de garimpo.
A escuta ativa será realizada no formato de grupo focal, reunindo separadamente os diferentes públicos de interesse. Entre os temas a serem abordados estão o desenvolvimento sustentável, econômico e social do setor.
“Nós queremos ouvir o setor de forma efetiva para entender as dores e buscar soluções para os problemas reais. Como produto final, vamos produzir um relatório apresentando as principais demandas e sugestões coletadas, que será usado como base para aprimorar o trabalho da ANM”, explica a gerente de Novos Negócios da ABDI, Vandete Mendonça.
O evento será on-line e as inscrições devem ser enviadas até o dia 14/2, pelo formulário eletrônico – https://forms.microsoft.com/r/r8cxHw83k3.
Destrava Brasil
O programa Destrava Brasil tem como objetivo implementar ações voltadas para a redução do Custo Brasil, aumentando a eficiência dos processos internos das agências reguladoras e promovendo maior celeridade no atendimento às demandas do setor privado.
Na parceria da ABDI e ANM, foram estruturados dois projetos estratégicos para a modernização administrativa e normativa da Agência de Mineração, que recebeu aporte de R$ 10,28 milhões da ABDI.
Serão analisados e simplificados 135 resoluções e 15 portarias, também serão remodelados 5 processos internos. Para esse redesenho de fluxos, avaliação e revisão das normas e macroprocessos, ABDI e a ANM contarão com o apoio dos profissionais e técnicos da Fundação Dom Cabral.
No outro projeto, com ênfase na aplicação de tecnologias 4.0, será implementada uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA). A solução em IA possibilitará a análise automatizada de 40 mil processos minerários, facilitando a tomada de decisões pela equipe técnica e permitindo uma avaliação mais rápida, com respostas mais céleres ao setor produtivo, além de melhorias significativas nos fluxos internos da ANM. O uso dessa tecnologia promete não apenas aumentar a eficiência, mas também reduzir o tempo de resposta de autorização de pesquisa e de requerimento e concessão de lavra (autorização necessária para extração, beneficiamento e comercialização de substâncias minerais).