O Instituto Nacional das Empresas de Sucata Ferrosa (Inesfa), que representa as empresas responsáveis por 47% de toda a sucata preparada no Brasil, participa nesta terça-feira, dia 3 de dezembro, de reunião no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O objetivo do encontro é conhecer as principais reivindicações dos setores envolvidos no programa do governo. A partir dessa avaliação, serão sugeridas medidas de apoio aos vários segmentos, fiscais, financeiras e creditícias.
O Inesfa defende a criação de políticas de incentivo à reciclagem da sucata ferrosa, tal como a renovação da frota nacional de veículos automotores em desuso. Atualmente, apenas 1,5% de toda a frota é reciclada no país, mas com uma política definida é possível fomentar o setor de sucata ferrosa, contribuindo para preservação do meio ambiente e estimular a reciclagem de veículos no Brasil.
Outro ponto que será levado à reunião de terça-feira é a necessidade de desoneração dos tributos incidentes na folha de pagamento, que influenciam diretamente na empregabilidade do setor. As empresas recicladoras empregam de forma direta e indireta mais de 1,5 milhão de pessoas. O Inesfa vai sugerir ainda ao governo que as empresas tenham acesso a uma linha de créditos para aquisição de novas máquinas e equipamentos, com recursos do BNDES.