CBA CONCLUI MAIS UM CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

CBA CONCLUI MAIS UM CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) realizou mais uma edição da Culminância do Curso de Atualização em Educação Ambiental em Poços de Caldas, promovida nesta sexta-feira, 25 de outubro, junto a educadores, gestores escolares e professores da rede pública municipal e estadual dos municípios de de Poços de Caldas e Caldas, no Sul de Minas, e Divinolândia, em São Paulo. A ação, desenvolvida em parceria com o Instituto Moleque Mateiro, integra o Programa de Educação Ambiental (PEA) da Companhia, que visa promover a conscientização ecológica nas comunidades onde a Empresa atua e que, neste ano, abordou o tema “A Educação Ambiental Crítica e Transformadora: Desafios Ambientais Emergentes”.

A iniciativa promoveu junto aos participantes o desenvolvimento de projetos ambientais em suas escolas, com base nos conteúdos trabalhados durante o ano e, após avaliação feita por uma banca julgadora, formada por representantes da Universidade Federal de Alfenas e Instituto Moleque Mateiro, premiou três (de um total de dez inscritos) projetos, incluindo temas como reciclagem, gestão de resíduos, educação e conscientização ambiental, horta escolar, consumo consciente, sustentabilidade e biodiversidade.

As primeiras colocadas na Culminância com o Projeto “Habitat”, professoras Cláudia Aparecida Dias do Prado e Sílvia Aparecida Adriano Locar, da Escola Municipal Professor Antônio Sérgio Teixeira, de Poços de Caldas, elogiam o conteúdo repassado no Curso, afirmando que foi relevante para o desenvolvimento do projeto em sala de aula. “Participar do Curso foi relevante tanto para mim quanto para os meus alunos, pois tudo o que aprendi, inclusive as trocas de experiências, serviu para o desenvolvimento do projeto na sala de aula”, diz Cláudia. “O Curso deu um grande embasamento para nós. A parte teórica foi excepcional. Conseguimos colocar tudo em prática por conta da base que o conteúdo nos ofereceu. Ser uma das ganhadoras foi o reconhecimento do nosso trabalho”, comemora.

A integrante da Divisão de Projetos da Secretaria de Educação de Poços de Caldas, Laura Regina Sangiorato Moraes, analisa que está havendo uma mudança de visão em relação à educação ambiental por parte dos alunos. “Antes eles tinham uma percepção separada do meio ambiente. Hoje eles conseguem se sentir pertencentes e enxergam que o meio ambiente não é só florestas e animais, mas que dele fazem parte a comunidade, as empresas e o patrimônio público, e que tudo isso é um conjunto que precisam preservar, porque também fazem parte”, afirma.

O gerente da Unidade de Mineração da CBA em Poços de Caldas, Alexis Dias de Souza, celebra mais uma edição da Culminância na cidade. “Fechamos mais um ciclo dessa ação que ajuda a fortalecer e capacitar os profissionais da educação para fomentar a consciência ambiental. Isso beneficia o ambiente escolar e incentiva os alunos e suas famílias a desempenharem o seu papel no cuidado com a natureza. É com muita satisfação que acompanhamos mais um ano de dedicação e empenho dos educadores e das escolas nos projetos e temas apresentados”, destaca.

Desenvolvido há 23 anos pela CBA, o PEA é uma iniciativa que tem o objetivo de disseminar a viabilidade ambiental da atividade minerária, por meio do conhecimento sobre o meio ambiente, além de ajudar na sua conservação, utilização sustentável e na busca de valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e demais espécies que habitam o planeta.

Desde o início de sua atuação, a iniciativa já contou com a participação de mais de 158 mil pessoas em Minas Gerais, onde a Companhia possui, há mais de 80 anos, suas minerações de bauxita em operação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.