Nove meses após assumir o cargo de Diretor de Operações da AECI, Denvor Govender acredita que a empresa está no caminho certo para cumprir suas metas estratégicas de dobrar a lucratividade até 2026 e se tornar uma das três maiores fornecedoras globais de soluções integradas de explosivos e produtos químicos para mineração até 2030.
“A AECI está focada em expandir sua presença em mercados-chave, impulsionar eficiências operacionais e alavancar tecnologias de ponta. Essa expansão global será apoiada por parcerias estratégicas, desenvolvimento de talentos locais e uma forte ênfase em princípios ambientais, sociais e de governança (ESG). Com um roteiro claro e a liderança certa, estamos confiantes em nossa capacidade de cumprir essas metas e criar valor duradouro para nossos stakeholders”, diz Govender.
Em sua função recém-criada como COO do grupo, Govender tem a tarefa de supervisionar as operações diárias da empresa e garantir que seus objetivos estratégicos sejam executados de forma eficaz. Isso inclui gerenciar as operações globais da empresa, otimizar processos e impulsionar eficiências em suas várias unidades de negócios. Ele trabalha em estreita colaboração com os executivos da empresa para alinhar as capacidades operacionais do negócio com sua estratégia geral para garantir que ele atinja suas metas financeiras e ambições de crescimento.
Eficiência e inovação
A visão de Govender é focada no estabelecimento de uma estrutura operacional coesa e com visão de futuro com funções integradas e simplificadas de fabricação, cadeia de suprimentos, aquisição e meio ambiente, segurança e saúde (ESH) para impulsionar a eficiência e a inovação em todas as operações. Para isso, montou uma equipe forte com foco em habilidades de cadeia de suprimentos, logística, segurança e sustentabilidade.
“Precisamos construir uma base operacional forte que apoie o crescimento sustentável, impulsione a excelência operacional e posicione o grupo como um líder em nosso setor, ao mesmo tempo em que nutre talentos e defende um ambiente de trabalho diversificado e equitativo”, explica. “A excelência operacional é crítica para nossa estratégia geral porque impacta diretamente nossa capacidade de competir em escala global. Em poucas palavras, as pessoas precisam ter acesso aos nossos produtos com facilidade em todos os nossos principais mercados. Ao otimizar nossas operações, podemos não apenas garantir a segurança do fornecimento, mas também melhorar a eficiência, reduzir custos e aprimorar a qualidade de nossos produtos e serviços. Isso nos permite entregar mais valor aos nossos clientes, mantendo a lucratividade.”
A AECI opera em um setor altamente competitivo, então a capacidade de executar consistentemente em alto nível dá à empresa uma vantagem significativa. Também se alinha com seu compromisso com a sustentabilidade e práticas comerciais responsáveis, pois operações eficientes geralmente levam à redução do impacto ambiental e melhor utilização de recursos.
“Outro aspecto fundamental é desenvolver uma geração mais jovem de líderes e profissionais dentro da empresa”, diz Govender. “Acredito que construir um pipeline de talentos pode impulsionar o sucesso futuro da AECI, e é por isso que estamos nos concentrando na implementação de programas de mentoria, fornecendo oportunidades de desenvolvimento direcionadas e promovendo uma cultura de aprendizado contínuo dentro da organização.”
Ele acrescenta que promover igualdade e diversidade no local de trabalho — criando um ambiente inclusivo onde perspectivas diversas são encorajadas e valorizadas — é essencial para fomentar um local de trabalho dinâmico e inovador onde todos os funcionários tenham oportunidades iguais de prosperar e contribuir.
“Estamos construindo uma equipe global qualificada e adaptável, o que significa garantir que melhoremos nossa força de trabalho atual enquanto atraímos os melhores talentos para que as pessoas certas estejam no lugar para impulsionar a excelência operacional”, diz Govender. Outra medida adotada pela empresa é centralizar funções-chave, quando apropriado.
A AECI também está investindo em digitalização para aumentar a eficiência operacional, desde a automação de tarefas de rotina à implantação de análises avançadas para melhor tomada de decisão. o que lhe dará um operação mais eficaz e uma resposta mais ágil às demandas do mercado.
Sustentabilidade
Evoluindo em seu programa solar de quatro fases lançado em 2021, que visa gerar 14,3 MW/ano de energia solar para suas unidades operacionais na África do Sul, a AECI acaba de comissionar o Parque Solar Modderfontein, com capacidade de geração de 4 MW. Antes dele, a empresa já havia comissionado os parques solares Sasolburg, de 1,5 MW, e Chempark, de 1 MW. Juntos, os projetos totalizam uma capacidade de 6,5 MW. “Essas iniciativas de energia renovável representam uma grande mudança na forma como alimentamos nossas operações, especialmente no setor de manufatura. Com o Parque Solar Modderfontein agora online, a AECI fortalece sua capacidade de fornecer produtos e serviços com eficiência energética, ao mesmo tempo em que ressalta nosso compromisso em reduzir nossa pegada de carbono. Este é um passo crítico para apoiar as metas de sustentabilidade mais amplas dos setores industrial e de mineração da África do Sul”, diz Holger Riemensperger, CEO da AECI.
A empresa também está trabalhando para permitir o fornecimento de energia verde por meio da eletrólise fotovoltaica e da produção de amônia verde por meio do uso da terra disponível.
Foto em destaque: Parque Solar Modderfontein, de 4 MW, recém-concluído (AECI/Divulgação)