A Martin Engineering, uma das líderes mundiais em soluções para manuseio de materiais a granel, está comemorando 80 anos de inovação em produtos, expertise em engenharia e crescimento global. Durante um mês de celebrações em setembro de 2024, a empresa convidou clientes, comunidades locais e famílias de funcionários para visitar seu principal Centro de Inovação em Neponset, Illinois, e ver de perto o investimento da Martin em pesquisa de engenharia e avanço tecnológico ao longo de oito décadas.
A Martin Engineering se tornou sinônimo de desenvolvimento e fabricação de inovações que proporcionam processamento de materiais a granel mais limpo, seguro e produtivo. A empresa detém dezenas de patentes para projetos de engenharia que revolucionaram a segurança no trabalho e a eficiência da produção em setores fundamentais como mineração, cimento, siderurgia, além de recuperação de recursos e reciclagem.
Focada principalmente no desempenho de correias transportadoras e tecnologias de fluxo de materiais a granel, os produtos da Martin são comprovadamente eficazes para eliminar bloqueios, prevenir derramamentos e reduzir emissões de poeira – um compromisso refletido no slogan da empresa: “Problema Resolvido – Garantido”.
Os visitantes do Centro de Inovação ficaram impressionados com o que viram, segundo o Gerente de Marketing da Martin Engineering, Seth Mercer: “As pessoas comentaram que o centro de pesquisa era muito maior do que parecia do lado de fora e mais impressionante do que imaginavam. Ficaram surpresas com a escala das operações e a amplitude da nossa linha de produtos. Mesmo aqueles que já estavam familiarizados com a Martin ficaram surpreendidos e impressionados com o quanto a empresa cresceu nos últimos anos.”
A história da Martin Engineering começou em meio à Segunda Guerra Mundial, quando Edwin F. Peterson, filho de imigrantes suecos, seguiu os passos de seu pai e conseguiu um emprego como modelista na Demmler Manufacturing, uma fundição de aço e empresa de fabricação em Illinois, EUA.
Edwin testemunhou seus colegas usando marretas para bater nas máquinas de fundição para soltar a areia e liberar os componentes de aço dos moldes. Preocupado com os riscos à saúde, segurança, danos ao equipamento e perda de produtividade, ele ficou convencido de que deveria haver uma maneira melhor e começou a trabalhar em uma solução.
Isso levou ao desenvolvimento do Vibrolator®, um vibrador compacto que usava ar comprimido para impulsionar uma esfera de rolamento dentro de duas pistas de aço. A vibração resultante era suficiente para soltar a areia e esvaziar as máquinas de fundição sem a necessidade de batidas manuais.
Logo ficou claro que o dispositivo poderia ser utilizado em várias outras operações de manufatura para manuseio de materiais soltos. Edwin fundou a empresa em setembro de 1944 com o apoio do investidor Charles H. Waller e do amigo Jim Martin – que deu seu nome à empresa, já que Edwin achava que “Martin” tinha mais reconhecimento do que “Peterson”.
O Vibrolator® logo entrou em produção e foi patenteado em 1949. Ainda disponível e em uso 80 anos depois, o Vibrolator® foi o primeiro de uma longa série de inovações introduzidas pela Martin para resolver problemas no manuseio de materiais a granel.
O filho de Edwin, Edwin “Ed” H. Peterson, começou a trabalhar na empresa ainda no ensino médio. Ed trabalhou com seu pai em diversas inovações e novos produtos durante as décadas de 1950 e 1960, assumindo gradualmente a liderança da empresa enquanto desenvolvia os negócios internacionais.
Nos anos 1970, Ed deixou sua marca pessoal na empresa, implementando planos ousados para o crescimento mundial, acelerando o legado de seu pai no desenvolvimento de produtos inovadores para resolver problemas no manuseio de materiais a granel. A Martin continuou a se expandir, tanto organicamente quanto por meio de aquisições, levando os negócios a novos cantos do mundo.
Enquanto isso, o desenvolvimento de componentes de alto desempenho para correias transportadoras catapultou a Martin Engineering para uma nova posição de liderança no mercado, com uma linha abrangente de limpadores de correias, produtos para controle de poeira, soluções para pontos de transferência e outras inovações patenteadas para melhorar a segurança, eficiência e produtividade.
Com patentes e uma rede crescente de distribuidores e licenciados para seus produtos em vários países, a Martin Engineering voltou sua atenção para o conhecimento e habilidades dos trabalhadores responsáveis pela operação e manutenção das plantas de processamento, ajudando-os a melhorar a segurança e a produtividade.
Isso levou a um grande investimento em educação e treinamento para os clientes da Martin – um momento decisivo que resultou no desenvolvimento da série Foundations™ de livros e programas de treinamento, reconhecida internacionalmente. Publicado pela primeira vez em 1991, mais de 22.000 cópias impressas dos livros estão em circulação ao redor do mundo.
Hoje, a Martin Engineering emprega mais de 1.000 pessoas em todo o mundo, com escritórios e instalações fabris em seis continentes. A empresa conta com uma rede de parceiros e distribuidores que proporciona à Martin uma presença global invejável, expandindo-se mais recentemente pela África, Oriente Médio e Sudeste Asiático. No entanto, apesar de sua presença global, a Martin permanece uma empresa familiar – Ed H. Peterson ainda é o presidente, e a cultura da empresa é de fortes valores familiares e um espírito de “melhor juntos”.