Cerca de 90% do setor mineral do Brasil é composto por micro e pequenas empresas. Nesse contexto, o Sebrae acaba de firmar um convênio de cooperação com o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) para promover o fortalecimento e a competitividade desses pequenos negócios. Os detalhes da parceria foram apresentados dia 12 de setembro, em Belo Horizonte (MG), na Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram). Na ocasião, a APEXBrasil integrou a estratégia e ficará responsável pela internacionalização dos pequenos negócios deste setor.
“Abraçar o processo da mineração no país é dar oportunidade, qualificação, qualidade e fazer com que esse setor realmente possa contribuir com um conceito que não tem mais volta no mundo: o da sustentabilidade e fazer uma economia que respeite a natureza, com inovação e tecnologia, com isso produzir resultados. O Brasil está vivendo um momento sem igual na sua história. E este acordo é parte deste processo”, afirma Décio Lima, presidente do Sebrae.
Segundo o presidente do Ibram, Raul Jungmann, atualmente são 230 filiados dentro ao instituto, que respondem por aproximadamente 85% da produção mineral brasileira. No entanto, há ainda cerca de 9 mil mineradoras que têm potencial de expandir. Por isso, ele considera o convênio um passo estratégico.
“Essas mineradoras têm um potencial enorme, mas precisam de governança, de informações, de treinamento, elas precisam se tornar mais e mais competitivas. O Sebrae tem essa capilaridade e a competência necessária. Isso significa um reforço extraordinário para que o Brasil reduza a simetria entre a sua potencialidade mineral e a sua efetividade mineral”, salientou.
Lima voltou a falar sobre a retomada econômica do Brasil e o protagonismo internacional que o país está vivendo e como esses fatos refletem no aumento do nosso Produto Interno Bruto (PIB). “O Brasil vive uma empregabilidade quase plena, a economia mostra os elementos que realmente se traduziram em conceitos que nós não podemos mais negligenciar. O setor da mineração sustentável, inovado, vai gerar ainda mais inclusão social e renda para o nosso povo.”
Conexões Corporativas
Por meio do Programa Conexões Corporativas, o Sebrae desenvolve estratégia de relacionamento com grandes empresas para preparar os pequenos negócios para se diferenciarem nas cadeias de valor e mercados, conectando os pilares de competitividade, inovação e sustentabilidade.
O objetivo é promover a inserção competitiva e a melhoria do desempenho dos pequenos negócios de forma sustentável nas cadeias de valor de médias e grandes empresas, por meio de relacionamentos cooperativos e mutuamente atraentes.
Em 2024, 22 grandes parcerias nacional estão em execução: Aurora, AMBEV, BRK, Bunge, Coca-Cola, CLUA, Direcional, Dell, Heinz, InterCement, Natura, Petrobras, Raízen, Lojas Renner, Serasa, Soma e Supergasbras, além das parcerias estaduais com Suzano, Unimed, Globo, Arcelor, Arezzo, entre outras.
A instituição tem trabalhado em parceria com grandes parceiros com o objetivo de aumentar a consciência do dos pequenos negócios em temas estratégicos relacionados à agenda da sustentabilidade, além de questões de competitividade e inovação.
Resultados do CONEXÕES CORPORATIVAS
+ de 398 milhões investidos nos últimos 10 anos
+ de 1,6 milhões de empresários impactados no digital
+ de 141 mil pequenos negócios atendidos
536 grandes empresas parceiras nos últimos 10 anos
Nota média de recomendação pelas grandes empresas: 9,4 nota média