A GEOLOGIA E A GEMOLOGIA DO DIAMANTE: UMA VISÃO MULTIDISCIPLINAR

A GEOLOGIA E A GEMOLOGIA DO DIAMANTE: UMA VISÃO MULTIDISCIPLINAR

O livro “A Geologia e a Gemologia do Diamante: Uma Visão Multidisciplinar” oferece uma abordagem multidisciplinar sobre a geologia e a gemologia do diamante.  A obra destaca a caracterização geológica e apresenta um estudo pioneiro sobre a avaliação gemológica de diamantes brutos da região de Torixoréu, no estado do Mato Grosso, às margens do Rio Araguaia.
Também aborda a fluorescência nas amostras, uma característica frequentemente mal compreendida no mercado diamantífero. Destinado a entusiastas e especialistas em diamantes, o livro abrange diversas áreas do conhecimento. Propõe-se também a ser um recurso educacional, oferecendo material didático para estudantes de graduação e profissionais das áreas de Gemologia, Geologia, Engenharia Geológica, Engenharia de Minas e áreas afins, assim como para alunos de cursos técnicos na área de mineração.  gemológica de diamantes brutos da região de Torixoréu, no estado do Mato Grosso, às margens do Rio Araguaia.
Além disso, apresenta a fluorescência nas amostras, uma característica frequentemente mal compreendida no mercado diamantífero. Destinado a entusiastas e especialistas em diamantes, o livro abrange diversas áreas do conhecimento. Propõe-se também a ser um recurso educacional, oferecendo material didático para estudantes de graduação e profissionais das áreas de Gemologia, Geologia, Engenharia Geológica, Engenharia de Minas e áreas afins, assim como para alunos de cursos técnicos na área de mineração.
Os autores Marcus Vinicius Dutra de Magalhães (gemólogo e geólogo) e Thiago Araujo Scherer (gemólogo) são formados pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Magalhães também possui especialização em Agroecologia e Sustentabilidade pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e em Docência pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG).
Atualmente, é aluno do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica na UFES, onde pesquisa resíduos de rochas ornamentais com foco no desenvolvimento sustentável da mineração.gemólogo e geólogo) e Thiago Araujo Scherer (gemólogo) são formados pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Magalhães também possui especialização em Agroecologia e Sustentabilidade pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e em Docência pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). Atualmente, é aluno do Programa de Pós-Graduação em Agroquímica na UFES, onde pesquisa resíduos de rochas ornamentais com foco no desenvolvimento sustentável da mineração.
O livro ficou entre os 10 classificados no Prêmio Jabuti Acadêmico 2024 no Eixo: Ciência e Cultura, Categoria: Geografia e Geociências, pela Câmara Brasileira do Livro, recebendo o selo de finalista da premiação. Todos os 10 classificados foram contemplados com o selo:

https://www.premiojabuti.com. br/academico/10-finalistas- academico/?eixo=561a81b4-e678- ee11-8179-002248de66c1& categoria=3efc6d72-dc9d-ee11- a569-0022483606e7

https://www.cbl.org.br/2024/ 07/conheca -os-nomes-dos-10- semifinalistas-de-cada- categoria-do-premio-jabuti- acadêmico/premio-jabuti-

Para os autores: “Receber a notícia de que nosso livro foi indicado ao Prêmio Jabuti Acadêmico 2024 foi uma grande honra e um significativo reconhecimento do nosso trabalho. Essa indicação destaca não apenas o valor acadêmico e científico da obra, mas também enfatiza a importância de disseminar o conhecimento sobre a Geologia e a Gemologia dos diamantes no mercado. Ao publicar este livro, buscamos retribuir os recursos investidos em nossa formação pela UFES, uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Sentimos orgulho em levar o nome da instituição a um patamar de destaque, refletindo a excelência acadêmica que ela proporciona. Estamos muito felizes em ver nosso esforço reconhecido por uma das mais prestigiadas premiações literárias do país, além de ter a oportunidade de reforçar a relevância da Geologia e da Gemologia na sociedade“.
O livro foi lançado em dezembro de 2023 (https://www.abge.org.br/lancamento-livro-a-geologia-e-a-gemologia-do-diamante-uma-visao-multidisciplinar) no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) em São Paulo – SP, pela Editora Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (ABGE). Em abril de 2024, os exemplares da 1ª edição impressa já haviam se esgotado. Agora, em setembro de 2024, será lançada a 2ª edição impressa do livro no Crea-MT em Cuiabá-MT (https://www.abge.org.br/evento-de-lancamento-livro-a-geologia-e-a-gemologia-do-e-a-gemologia-do-diamante). “Para nós, o lançamento no Estado de Mato Grosso é uma grande conquista e também uma forma de retribuir à sociedade mato-grossense pelo acolhimento e pelas oportunidades oferecidas durante a pesquisa que resultou na publicação do livro. Grande parte do estudo focou nos diamantes da Cooperativa Brasileira de Diamantes, sediada no estado. A obra contribui para a valorização da produção diamantífera de Mato Grosso, um dos maiores estados produtores de diamantes do Brasil”, afirma Magalhães.
A inscrição para o lançamento presencial do livro pode ser feita através deste site:
Data: 12 de setembro de 2024
Local: CREA MATO GROSSO – Av. Historiador Rubens de Mendonça, 491 – Araés, Cuiabá – MT
Horário: 18:00h
A obra beneficia-se da colaboração do geólogo Andrea Bartorelli (in memoriam), membro da Comissão Técnica ABGE, responsável pela apresentação do livro. Fábio Soares Magalhães, Presidente do Conselho Deliberativo da ABGE, e Delfino Gambetti, Presidente do Conselho Consultivo da ABGE, contribuem com o prefácio em nome da ABGE. Além disso, o engenheiro civil Juares Silveira Samaniego, Presidente do Crea-MT, escreve o prefácio institucional do Crea-MT. Os autores também convidaram três renomados professores para contribuir com os prefácios: Paulo Dias Ferreira Júnior, do Departamento de Gemologia da UFES; Mario Luiz de Sá Carneiro Chaves, Geólogo e Professor Titular aposentado do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (atualmente Professor Visitante na Faculdade de Geologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro); e Joachim Karfunkel, Geólogo, Gemólogo e Professor do Departamento de Geologia da Universidade Federal de Minas Gerais.Gemólogo e Professor do Departamento de Geologia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Em nome dos autores, gostaria de registrar que a publicação deste livro foi possível graças à dedicação da Associação Brasileira de Geologia de Engenharia (ABGE), sua diretoria, secretaria e demais colaboradores. Foi através desta parceria que conseguimos editar, imprimir e distribuir esta obra“, destaca Magalhães. Além disso, a ABGE e os autores buscaram apoio e patrocínio, os quais foram obtidos junto às seguintes entidades: Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), por meio do Edital de Seleção Pública de Projetos de Patrocínio 001/2023 (1ª edição impressa), e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), pelo Chamamento Público Nº 001/2024 (2ª edição impressa). Também contou com o apoio da Associação Baiana de Geólogos (ABG), da Associação de Geólogos de Cuiabá (Geoclube), da Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP), da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea de São Paulo e Mato Grosso (Mútua-SP e Mútua-MT), Fundação Victor Dequech (FVD) e da Associação dos Profissionais Geólogos do Estado de Mato Grosso (Agemat).ABG), da Associação de Geólogos de Cuiabá (Geoclube), da Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP), da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea de São Paulo e Mato Grosso (Mútua-SP e Mútua-MT), Fundação Victor Dequech (FVD) e da Associação dos Profissionais Geólogos do Estado de Mato Grosso (Agemat).

Quem tiver interesse em adquirir um exemplar pode acessar o link https://www.abge.org.br/a-geologia-e-a-gemologia-do-diamante-uma-visao-multidisciplinar e preencher a lista de interesse. A venda já está disponível no site.
Em anexo, segue também o menu degustação (apresentação do livro) da 2ª edição impressa (2024) do livro, disponibilizado pelo site (https://www.abge.org.br/a-geologia-e-a-gemologia-do-diamante-uma-visao-multidisciplinar) da Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental (ABGE) para divulgação. O documento contém 25 páginas, incluindo capa, contracapa, ficha catalográfica, dados da ABGE, informações sobre patrocinadores, apresentação do livro, detalhes sobre os autores, homenagem, dedicatória, agradecimentos, prefácio da ABGE, prefácio dos profissionais convidados pelos autores, prefácio institucional, licença poética, sumário e quarta capa,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.