Antero Saraiva Jr tomou posse, no último dia 22 de novembro, como novo presidente do Sindareia – Sindicato das Indústrias de Extração de Areia do Estado de São Paulo (Sindareia), na sede da entidade em Jacareí (SP). Empresário ligado também ao segmento de brita, Saraiva Jr é considerado o nome ideal para conduzir o processo de criação de uma associação estadual de agregados (nos moldes da ANEPAC, que é nacional) para defesa de interesses comuns dos produtores tanto de areia quanto de brita.
Saraiva Jr diz que o mercado de agregados passa por um bom momento.”Somos sempre o último segmento a aquecer junto com o mercado ou a desaquecer. Quando a economia esquenta, os projetos iniciam, as obras são aprovadas e só então vão procurar o nosso produto. Agora, quando a economia está em baixa, as obras estão em andamento e não podem ser paralisadas imediatamente”.
O novo presidente do Sindareia acredita que são boas as perspectivas para o próximo ano. No entanto, diz ele, problemas crônicos, como a falta de agilidade nos processos de licenciamento e de um ordenamento territorial para a atividade, ainda afligem os empresários de agregados. Além disso, o projeto de lei do novo marco de mineração, tal como proposto pelo governo, é inviável e desestimula do investimento. “Esperamos que prevaleçam as alterações propostas pelo relator Leonardo Quintão, que teve a sensibilidade de ouvir a posição do setor produtivo, inclusive na FIESP, aqui em São Paulo”, diz.
A cerimônia de posse contou com a presença de vários empresários e autoridades ligadas ao segmento, como: Eduardo Luz, coordenador do Comitê da Cadeia Produtiva da Mineração da FIESP, José Fernando Bruno, titular da Subsecretaria de Mineração da secretaria de Energia, o deputado e coordenador da Frente Parlamentar de Apoio à Mineração, João Caramez, e Ricardo Moraes, superintendente do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM),
(Conheça em detalhes as metas do novo presidente na NA EDIÇÃO 48 DA REVISTA IN THE MINE