Para contribuir com a transformação das comunidades onde atua, a Jaguar Mining desenvolve atividades sociais e culturais que valorizam as tradições e as pessoas. Nesse contexto, o projeto Sementes da Sustentabilidade oferece qualificação profissional, proporcionando conhecimentos que podem gerar renda.
Principal iniciativa social da Jaguar Mining e parte do Programa de Educação Ambiental (PEA), o Sementes tem como objetivo criar oportunidades de aprendizado por meio de cursos anuais que desenvolvem novas habilidades.
Em 2024, o projeto ofereceu o Curso de Produção de Salgados, disponibilizando vagas nas comunidades para promover o desenvolvimento individual e coletivo dos participantes. O curso está em andamento e será concluído, após a finalização das aulas teóricas, práticas e do projeto de encerramento, quando os alunos e alunas receberão seus certificados, formalizando o conhecimento profissional adquirido. Esta capacitação dá continuidade aos cursos dos anos anteriores – Confeitaria de Bolos (2022) e Cobertura de Bolos, Doces e Bombons (2023).
As aulas estão sendo ministradas em Caeté/MG, no distrito de Rancho Novo, em Conceição do Pará/MG, no povoado de Casquilho, e em Santa Bárbara/MG, no distrito de Brumal.
Renata Moreira, moradora de Rancho Novo, participa das atividades do projeto Sementes da Sustentabilidade desde 2022 e atesta as mudanças proporcionadas pela iniciativa. “Participar do Sementes foi uma oportunidade que me proporcionou crescimento pessoal e profissional. Comecei com o Curso de Confeitaria de Bolos para iniciantes e hoje sigo no Curso de Salgados. Hoje utilizo os conhecimentos aprendidos para produção caseira de produtos”, relata.
A aluna destaca a combinação de teoria e prática nos cursos. “Aprender sobre ingredientes alternativos e técnicas específicas e depois aplicar esse conhecimento na produção de receitas foi um diferencial no meu aprendizado”, afirma Renata.
Segundo Felipe Gonzaga, Coordenador de Comunicação e Relações Institucionais da Jaguar Mining, os objetivos do projeto vão além do desenvolvimento técnico dos alunos. “O Sementes da Sustentabilidade promove a inclusão social e oferece novas oportunidades de aprendizado. A iniciativa adapta-se às necessidades e culturas locais, valorizando as habilidades dos moradores e incentivando o empreendedorismo, ajudando a desenvolver a economia local e auxiliando na inclusão social”, explicou o Coordenador.