A Nexa e a Amazon Web Services (AWS) estão em seu segundo ano de parceria com o programa Talento na Nuvem, que espera capacitar 100 mil pessoas até 2025 – 80% no Brasil e 20% no Peru. Este ano, o projeto está financiando mais de 40 mil bolsas de estudos em tecnologia, com conteúdo voltado para profissionais de todos os setores interessados em usar ferramentas de Inteligência Artificial (IA) Generativa e estudantes e trabalhadores de Tecnologia da Informação (TI) que queiram crescer na carreira.
Entre as ações do primeiro semestre, as empresas lançaram um bootcamp sobre os Fundamentos de IA Generativa e Claude 3, com uma turma que começou em maio no projeto Arquitet@s da Nuvem, desenvolvido em parceria também com a Proz Educação para formar arquitetos de soluções em nuvem AWS.
Essa ação teve foco em aumentar a diversidade na indústria, uma vez que prioriza mulheres, pessoas negras e da comunidade LGBTQIA+. Nessa fase, a colaboração entre a AWS e a Nexa vai financiar 200 bolsas integrais e custear 50% do valor do exame de certificação AWS Certified Solutions Architect – Associate, uma das credenciais mais procuradas no mercado de tecnologia.
O programa capacitou mais de 20 mil pessoas em introdução aos fundamentos da nuvem em 2023. Já este ano, no primeiro bootcamp, foram mais de 10.500 alunos inscritos.