EFICIÊNCIA PRODUTIVA COM INOVAÇÕES

EFICIÊNCIA PRODUTIVA COM INOVAÇÕES

Buscar soluções diferentes e tecnologias inovadoras que transformam os processos de produção: é assim, que a Mosaic, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados, atua e reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e a economia circular.

Algumas iniciativas da companhia estão revolucionando o setor. Uma delas é o reaproveitamento de minério, que aumenta a eficiência da operação. É que, atualmente, parte do nível de fosfato (P2O5) retirado das minas não é totalmente aproveitado, deixando de se transformar em fósforo para a produção de fertilizantes. Com a aquisição de novos equipamentos, a Mosaic aumentou sua capacidade de aproveitamento da substância, reduzindo o descarte do minério para 30%. O projeto MIP70 prevê investimentos da ordem de US$ 10 milhões. A expectativa da companhia é elevar a recuperação metalúrgica global média das unidades de 60% para 70%, chegando a 50 mil toneladas por ano.

 

Outra inovação é o projeto RTSB 100 (Real Time Steam Balance), de automação do Balanço de Vapor, que está melhorando a eficiência operacional do Complexo Industrial de Uberaba, em Minas Gerais (Foto). A iniciativa já permitiu o reaproveitamento de 100 mil toneladas de vapor d’água geradas no processo de produção e resultou em uma economia de R$ 11 milhões para o Complexo. O material é reaproveitado com produção de energia, água condensada e calor, utilizados em diferentes etapas. Graças ao RTSB 100, o vapor de alta pressão pode ser utilizado para abastecer turbogeradores e contribuir com fornecimento de 7 mil megawatts de energia elétrica por ano. Outro ganho é a redução de emissões em 8,7 mil toneladas. Com reaproveitamento do vapor em forma de água condensada, pelo menos 30 mil m³ de água também deixam de ser captados anualmente.

Essas iniciativas, que estão alinhadas aos objetivos da empresa, traduzem o verdadeiro conceito de sustentabilidade e economia circular, onde se priorizam o meio ambiente, os recursos renováveis, o melhor uso dos equipamentos e a redução dos custos das operações.

Foto: Mosaic/Divulgação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.