COMPROMISSOS CLIMÁTICOS EM PARAGOMINAS

COMPROMISSOS CLIMÁTICOS EM PARAGOMINAS

A Hydro tem como ambição climática global reduzir as próprias emissões de carbono em 30% até 2030 e meta de neutralizar as emissões de suas operações até 2050. Alinhada a esse compromisso, a Hydro Paragominas, mineradora de bauxita localizada no Pará, vem desenvolvendo iniciativas voltadas para descarbonização em suas operações.

Em 2023, a empresa assinou o Pacto pelo Clima, parte integrante do projeto Paragoclima, que consiste em uma série de ações para que o município paraense de Paragominas alcance a neutralidade na emissão de carbono no prazo de sete anos. Desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente de Paragominas, o Paragoclima é uma construção conjunta com lideranças e atores sociais, instituições públicas e privadas, que estejam à disposição para criar políticas públicas de mudanças climáticas.

Também como parte da sua estratégia de descarbonização, a Hydro Paragominas está cada vez mais alinhada à tendência do transporte elétrico. No último ano, a empresa adquiriu 10 carros elétricos em substituição a veículos movidos a combustíveis fósseis. Essa troca corresponde a uma redução de cerca de 239 mil toneladas de CO2 por ano, o equivalente a 3.320 árvores plantadas em cinco anos.

A Hydro Paragominas também adquiriu dois caminhões Sany SKT90E, 100% elétricos. Comparado com o modelo 8×4 utilizado, cada veículo elétrico representa a redução de cerca de 190 toneladas de CO2 por ano. O projeto é ampliar a quantidade destes veículos nas operações em 2024.

Outro diferencial da Hydro Paragominas está no transporte dos minérios extraídos. A empresa possui o único mineroduto de bauxita do mundo. Mais eficiente e sustentável, esse método de transporte não emite gases de efeito estufa, além de ser mais seguro, eliminando o risco de acidentes. Por meio dessa tecnologia, há redução de emissão de 33 mil toneladas por ano de CO2.

Foto: Paula Souza, uma das motoristas do caminhão elétrico (Hydro/Divulgação)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.