PROJETO REFLORESTE NA SERRA DO ITAPETI

PROJETO REFLORESTE NA SERRA DO ITAPETI

Desde sua fundação em 1963, a Embu S.A. Engenharia e Comércio tem por filosofia a busca de soluções tecnológicas que contribuam com a eficiência e sustentabilidade em suas operações. Preocupada com as comunidades de seu entorno criou, em 2008, o Instituto Embu de Sustentabilidade – IES, associação sem fins lucrativos que coordena ações e projetos nas áreas ambiental, educacional e social.

O Projeto Refloreste nasceu para abarcar ações em prol da preservação de recursos naturais da Serra do Itapeti, uma exuberante porção preservada de Mata Atlântica. Localizado em Mogi das Cruzes (SP), em uma área preservada de mais de 215 ha, o projeto tem como atividades principais a produção de mudas nativas, a promoção da educação ambiental e a realização de cursos de capacitação.

No viveiro de mudas, sede do projeto, são acomodadas e produzidas mudas de espécies nativas destinadas à restauração florestal sob gestão da empresa e a doações para o público geral, em ações de cunho socioambiental, caso da parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Mogi das Cruzes, cujo objetivo é ajudar na arrecadação de fundos da instituição.

As atividades de educação ambiental incentivam a preservação florestal e ocorrem por meio das campanhas de plantio de mudas nativas, distribuição de material informativo, atividade em escolas, treinamento de professores e apoio a estudos científicos na região. Além disso os cursos de capacitação, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, estão focados no desenvolvimento de capacidades profissionais e geração de renda, formando viveiristas, agentes ambientais, artesãos, apicultores e meliponicultores (Foto).

Destaca-se, ainda, a participação na Festa do Divino Espírito Santo de Braz Cubas onde, anualmente, são recolhidos cerca de 1.800 kg de resíduos orgânicos que são transformados em composto para a produção das cerca de 3 mil mudas nativas doadas no evento e para a produção das abóboras utilizadas no preparo de doces da festa. Em 2023, o Projeto Refloreste foi ganhador do Prêmio Destaque ESG Total da Agência de Fomento Empresarial – AGFE do Alto Tietê.

Foto: Embu/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.