RECUPERAÇÃO DO RIO ARAGUAIA

RECUPERAÇÃO DO RIO ARAGUAIA

Desde 2020, a Anglo American participa do programa Juntos pelo Araguaia, iniciativa de governos e empresas privadas para revitalizar uma das mais importantes bacias hidrográficas brasileiras, que banha os estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará. Com apoio direto e investimento de cerca de R$ 30 milhões da mineradora, serão recuperados cerca de 400 ha de áreas.

Em diálogo com o Plano de Mineração Sustentável da Anglo American, o Juntos pelo Araguaia promove a recomposição de áreas florestais, além da preservação de nascentes e conservação do solo e da água na bacia do rio, visando aumentar a disponibilidade de água em quantidade e qualidade. “A iniciativa representa um grande legado para o futuro da biodiversidade brasileira, além de beneficiar as populações ribeirinhas e movimentar a economia da região”, destaca Tiago Alves, gerente de Meio Ambiente da Anglo American no Brasil.

Em 2023, foi concluída a etapa de plantio de 102 ha de árvores do Cerrado no município de Piranhas, em Goiás. A atividade fez parte do primeiro lote do programa, que conta com investimentos da Anglo American, coordenação do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad-GO), e execução do Instituto Espinhaço.

Nesse lote, foram incluídas 16 propriedades rurais. “A recuperação dessas áreas, com o plantio de árvores nativas do Cerrado, tem o intuito de reforçar a prestação de serviços ecossistêmicos, em busca do aumento da produção e da melhoria na qualidade da água. Com a parceria entre diferentes agentes, buscamos também uma maior conscientização para que mais produtores rurais se sintam motivados a recuperar suas áreas de forma voluntária”, explica Alves.

O apoio da Anglo American permanece em um novo lote do programa. A expectativa é contribuir, nessa nova etapa, com a preservação de mais 295 ha na região de Piranhas, até o ano de 2025.

Foto: Agnaldo Felix/Semad-GO

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.