NEXA CONCLUI VENDA DE MORRO AGUDO

NEXA CONCLUI VENDA DE MORRO AGUDO

A Nexa anunciou hoje (02/07/2024) a conclusão da venda do Complexo Morro Agudo, localizado em Minas Gerais, para a Casa Verde Holding. A Casa Verde é uma empresa familiar brasileira que atua no setor de mineração há mais de 50 anos, com operações em oito estados do Brasil, para o fornecimento de insumos à produção agrícola.

A transação já havia sido anunciada em 05 de abril deste ano, quando foi assinado um acordo definitivo entre as duas empresas, abrangendo a venda das minas Morro Agudo e Ambrósia por R$ 80 milhões, incluindo todos os ativos mobiliários, equipamentos e direitos de superfície e mineração da área. A Casa Verde pretende converter o complexo em um polo produtor de calcário para uso como remineralizador de solos. A compradora responderá pelo futuro fechamento das minas, incluindo o descomissionamento de todas as instalações de armazenamento de rejeitos e um plano de remediação, se aplicável.

Em 2023, a mina Morro Agudo produziu 23 mil t de zinco e 8,3 mil t de chumbo, equivalentes a 5% e 6% da produção anual de zinco e chumbo da Nexa, respectivamente, não possuindo estimativa de reservas. Já Ambrósia estava exaurida desde o quarto trimestre de 2020, quando teve suas operações suspensas.

Segundo o CEO da Nexa, Ignácio Rosado, a venda do Complexo Morro Agudo “é mais um passo em nossa jornada para maximizar continuamente o valor. A otimização do portfólio é uma parte central de nossa estratégia para melhorar a geração de fluxo de caixa e retornos. Esse foco nos permite concentrar nossos esforços em nossos negócios e minas mais atraentes, bem como fortalecer nossa estrutura de capital”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.