A Aura Minerals, mineradora de ouro e cobre focada no desenvolvimento de projetos e operações nas Américas, selecionou a AFRY – empresa europeia líder em serviços de engenharia, projetos e consultoria e resultado da fusão entre a ÅF e a Pöyry – para a realização de serviços na modalidade EPCM (Engineering, Procurement, Construction Management) para a planta de processamento de ouro do Projeto Borborema.
Com investimentos da ordem de US$ 188 milhões, o empreendimento será construído na mina a céu aberto da Aura localizada em Currais Novos (RN), a cerca de 170 km de Natal, e terá capacidade para processar 2 Mtpa de minério. Sua produção comercial deverá se iniciar no terceiro trimestre de 2025. A mina tem uma produção prevista de 748 mil onças (oz) de ouro ao longo da sua vida útil, estimada inicialmente em 11 anos, com possibilidade de haver aumento de produção.
“Estamos orgulhosos de termos sido escolhidos como parceiro de confiança da Aura. Este empreendimento fortalece ainda mais nossa posição entre as 10 maiores empresas globais de engenharia em mineração e siderurgia”, afirma Fabio Bellotti da Fonseca, presidente da AFRY para as Américas. “Nossa herança nórdica e expertise em requisitos de sustentabilidade no setor de mineração, combinadas a fortes competências em tecnologia de processo e a um profundo conhecimento local, nos permitem entregar o que há de melhor ao projeto.”
Empresa líder em projetos EPCM no Brasil, a AFRY tem a missão de acelerar a transição para uma sociedade mais sustentável, ao desenvolver projetos e soluções que promovem práticas de mineração responsáveis e essenciais para a sustentabilidade na cadeia de produção do ouro.
“Ao propor e implementar processos de mineração ambientalmente conscientes, a AFRY contribui para responder aos desafios associados à produção do metal, que tem um papel importante em várias indústrias. E ao mesmo tempo, ajuda a minimizar os eventuais impactos de sua produção”, completa o presidente da AFRY para as Americas.