A SOMAR – Sociedade Mineradora, uma das maiores mineradoras de areia do Brasil, foi a única mineradora brasileira a receber em Bruxelas o The International Diamond Prize for Excellence in Quality 2023.
A premiação foi entregue pela European Society for Quality Research (ESQR) a 47 organizações públicas e privadas de 42 países da Europa, Àsia, Américas, Àfrica e Austrália em julho. A ESQR promove a conscientização sobre qualidade, reconhece boas práticas de negócios, inovação tecnológica, conquistas de qualidade em organizações em todo o mundo e divulga as estratégias de desempenho bem-sucedidas.
A diretora executiva Veronica Della Mea celebrou a homenagem no teatro do Hotel Le Plaza ao lado de marcas como a chinesa Town Ray Holdings, com forte presença na indústria de fabricação de eletrodomésticos eletrotérmicos e da quase centenária Daido Industries, empresa com atuação no mercado de transmissão e transporte.
Os temas de qualidade, transparência e gestão sustentável fazem parte da história de quase meio século da empresa que opera no Rio Grande do Sul, em uma área contínua de 22 quilômetros do rio Baixo Jacuí. Algumas das suas iniciativas inovadoras, como a divulgação de mais de 100 estudos técnicos no seu site, estão registradas no “Livro Verde da Mineração“ publicado pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração).
“Fico feliz pelo reconhecimento que recebemos e também em ver que a mineração brasileira está empenhada em aprofundar os estudos sobre a sustentabilidade. No congresso da Exposibram 2023, que será realizada em Belém no final de agosto, temas fundamentais como energia renovável, mudanças climáticas e a agenda ESG da Mineração estarão na pauta dos grandes debates, diz Veronica Della Mea, diretora executiva da SOMAR e uma das primeiras mulheres a ocupar papel de liderança no segmento da areia.