ECOLAB COMEÇA A PRODUZIR NO BRASIL FLOCULANTE DE TRI-HIDRATO

A fabricação de alumina no Brasil ganhou um novo aliado. A Ecolab, líder mundial em prevenção de infecções e tecnologias relacionadas a água, higiene e energia, acaba de lançar a terceira geração do HyClass™ no Brasil, desenvolvida e produzida com tecnologia 100% nacional.

O HyClass™ é um polímero em solução patenteado, elaborado para ser utilizado como floculante de tri-hidrato de alumina no processo Bayer. Ayana Oliveira, líder da divisão Nalco Water Mining da Ecolab, explica que o HyClass™ é fundamental para a etapa de classificação do hidrato no processo Bayer de fabricação de alumina, conferindo qualidade ao produto final e possibilitando melhorias na reologia do hidrato.

“Além disso, é um produto altamente versátil, capaz de manter a estabilidade do processo, mesmo diante de alterações de temperatura ou concentração cáustica, por exemplo. Ao contrário dos floculantes tradicionais, o HyClass™ apresenta maior eficiência nessas oscilações e assegura a qualidade do hidrato”.

Identificando demandas específicas do mercado de alumina no Brasil, a Ecolab investiu em uma nova linha de produção em sua planta em Suzano (SP) para fabricar o HyClass™ localmente. “A terceira geração do HyClass™, que está sendo produzida em Suzano, possui uma formulação mais versátil e robusta, atendendo às necessidades do mercado brasileiro”, complementa Ayana.

Por meio de testes comparativos entre o novo HyClass™ e as tecnologias tradicionais, estima-se que o floculante de tri-hidrato da Ecolab possa reduzir os custos e melhorar a captura de sólidos em até 40%. Além disso, o programa pode resultar em uma economia de água de 2.000 m³ por ano e redução no consumo de energia.

O HyClass™ nacional é tão eficiente quanto o produto internacional e ainda permite customizações. “O Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia da Ecolab em Campinas (SP) reúne todo o conhecimento técnico, incluindo nossa experiência global, para fornecer suporte aos clientes e adaptar a tecnologia às necessidades específicas”, relata Ayana.

Além da personalização e garantia de qualidade, a tecnologia oferece preços mais competitivos em relação à segunda geração, tornando o portfólio da Ecolab para alumina 100% nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.