“O relacionamento entre Brasil e Canadá no setor mineral reflete prioridades que compartilhamos em relação à proteção do meio ambiente e ao direito dos povos indígenas, e o Brasil desempenha um papel importante em termos de governança no mundo,” destacou Michael Grant, Assistant Deputy Minister na Global Affairs Canada.
Grant fez a declaração durante o evento Brazil-Canada Mining Brunch, patrocinado pela Câmara de Comercio Brasil-Canada no Canadá (BCCC) em parceria com a Toronto Stock Exchange & TSX Venture Exchange, nesta segunda feira (5/03) na sede da Bolsa de Valores em Toronto.
Representando o governo do Canadá no evento, Grant disse que Brasil e Canadá são parceiros naturais em mineração e líderes no setor no mundo, e que essa parceria se insere nos objetivos estratégicos do Canadá na pesquisa sustentável de minerais críticos, reunidos em um documento lançado em dezembro:
“É encorajador ver o governo brasileiro priorizando os princípios do ESG, assim como a igualdade de gênero, direitos indígenas, e proteção ao meio ambiente.”
Grant citou como exemplo o projeto da mineradora canadense Sigma no Brasil para produzir lítio sem o represamento do rejeito (Tailings Storage Facility-free). “A Sigma será a primeira operadora no mundo a produzir lítio dessa forma.
Grant acrescentou que existem muitas oportunidades para Brasil e Canadá trabalharem juntos na indústria e não somente na área de minerais críticos, mas por exemplo no fomento às boas práticas e no desenvolvimento de uma cadeia de suprimentos sustentável de bens e serviços.
Falando em nome do governo brasileiro, a Cônsul Geral do Brasil em Toronto, Wanja Campos da Nóbrega, disse que o setor mineral brasileiro de fato tem um importante papel a desempenhar e é por isso que o país valoriza a sua participação no PDAC nas últimas décadas:
“A mineração é um setor chave na parceria Brasil-Canadá e está em constante desenvolvimento com investimentos recíprocos e crescentes.”
Wanja destacou que as companhias canadenses têm papel chave na exploração de minerais no Brasil, e respondem por exemplo por cerca de 7% da produção de ouro no país.
“O Brasil por sua vez investiu perto de 10 bilhões de dólares no setor no Canadá em 2021 e há espaço para mais”, afirmou, reiterando que o PDAC é importante no sentido de promover novas oportunidades e fortalecer parcerias existentes.
“O Canadá pode contar com o apoio do governo brasileiro no desenvolvimento de atividades minerais responsáveis e sustentaveis,” enfatizou.
O Brazil-Canada Mining Brunch faz parte da série de eventos organizados pela BCCC durante a conferência anual da Associação de Prospectores e Desenvolvedores do Canadá (PDAC), que acontece no Metro Toronto Convention Center em Toronto entre os dias 5 a 8 março.