SERRA VERDE AVANÇA PARA A PRODUÇÃO DE TERRAS RARAS EM 2023

SERRA VERDE AVANÇA PARA A PRODUÇÃO DE TERRAS RARAS EM 2023

Por: Luciano Borges, vice-presidente executivo da Mineração Serra Verde

O ano de 2022 foi um período de muitos avanços, conquistas e resultados positivos para a Mineração Serra Verde, ficando marcado por melhorias nas práticas de governança, em especial aquelas relacionadas à gestão social e ambiental e à priorização da segurança de todos, diretriz principal das nossas atividades.

Como resultado, estamos comprometidos com o início da produção de terras raras em 2023, dedicando este ano ao desenvolvimento de ações no âmbito ecológico e econômico, assegurando melhorias no progresso relacionadas ao manuseio do minério, da água de processo, dos reagentes e resíduos, entre outros. Nosso desiderato é caminhar na direção de um projeto com baixa emissão de carbono, da reciclagem de 100% dos reagentes e materiais de consumo, proteção à biodiversidade e incentivo à sustentabilidade (ambiental e social), investindo na segurança do meio ambiente, da comunidade e dos nossos processos produtivos.

Não estamos simplesmente construindo aquilo que foi autorizado na forma da legislação, estamos indo além, onde é possível, tanto em termos de segurança quanto de impactos ambientais, construindo algo que será continuamente aperfeiçoado e melhorado. Com isso, afirmo que, para nós, o conceito ESG vai além do resultante da sinergia entre a as práticas ambientais, sociais e de governança. Entendemos o ESG como um compromisso, pessoal e coletivo, com a proteção e a melhoria das condições de vida, em todas as suas dimensões.

E, para que tudo isso seja alcançado, contamos com um time de profissionais totalmente engajado e comprometido. Aqui, na Mineração Serra Verde, não existem pessoas diferentes, somos iguais em propósitos e diversos em experiências, agindo de mãos dadas, norteados por uma bússola que tem como pontos cardeais a responsabilidade, a fraternidade, a empatia e o respeito – respeito ao próximo, à natureza e às instituições sociais. Tudo isso para que nós possamos garantir que a empresa seja, também, um bom lugar para se trabalhar.

Nosso objetivo é assegurar o sucesso do empreendimento, por meio de uma operação que produza margens econômicas sustentáveis, capazes de gerar benefícios à comunidade de modo geral, sem prejudicar o meio ambiente. Até o momento, investimos R$ 2,1 milhões em projetos relevantes de compensação ambiental – e isso é só o começo.

O respeito ao meio ambiente em nossa forma de operar é estratégico para o sucesso dos negócios, considerando a preservação de recursos naturais e o cuidado com as pessoas e as comunidades. Por isso, neste ano, implementamos o Sistema de Gestão Ambiental com base nas especificações ISO 14.001, com requisitos legais e normas técnicas aplicáveis, além das melhores práticas e tecnologias ambientais da indústria da mineração.

Com o início da nossa produção, vamos também movimentar a economia não somente no Estado de Goiás, mas beneficiar o Brasil como um todo, com a geração de emprego e renda (a expectativa é de mais de 800 empregos diretos e 2,4 mil indiretos), contribuições fiscais e a criação de um verdadeiro legado de desenvolvimento socioeconômico em todas as comunidades do entorno.

A Mineração Serra Verde enxerga e acredita no potencial de crescimento do mercado internacional e, por este motivo, não tem medido esforços para colocar o Brasil em destaque no mapa de extração de terras raras, consideradas como o “ouro do século XXI”, devido ao seu alto valor estratégico.

Foto: Divulgação/SVPM

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.