Estimular o desenvolvimento socioeconômico das comunidades do entorno de suas operações. Com esse propósito, a Appian Capital Brazil, fundo de investimentos privados especializado em mineração promove o Programa Alcançar.
Desenvolvido em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a iniciativa fomenta a qualificação de negócios / fornecedores locais nas cidades onde os ativos do Grupo atuam: Itagibá, Sul da Bahia, com Atlantic Nickel, ativo produtor de concentrado de níquel sulfetado, e no sertão alagoano, em Craíbas e Arapiraca com a Mineração Vale Verde (MVV), ativo do grupo produtor de concentrado de cobre. Este ano, cerca de 100 empresas vão ser beneficiadas com o projeto, sendo 50 em cada ativo / estado.
Desenvolvimento local
Com início em 2019, na Mineração Vale Verde, ativo da Appian Capital Brazil em Alagoas, o Programa Alcançar já beneficia cerca de 100 fornecedores no estado, desde sua criação. O objetivo da iniciativa é aprimorar as práticas de gestão das empresas locais, tornando-as aptas a não somente fornecer para a Appian Capital Brazil, mas também para as demais empresas da região.
Este ano, é a vez da Atlantic Nickel, ativo do fundo de investimento privado na Bahia, de receber a primeira edição do programa no estado, capacitando cerca de 50 fornecedores baianos. Apenas no primeiro semestre deste ano, foram investidos cerca de R$ 440 mil em capacitação dos empreendedores / fornecedores locais nos dois estados. A expectativa é expandir e realizar anualmente o programa. Com isso, a Appian deixa um legado para a comunidade e empresários locais.
Dinâmica do curso
A capacitação será ministrada pelo por consultores do IEL e abordará temas como: Saúde e Segurança, Gestão Financeira, Gestão de Pessoas, Gestão Comercial, Gestão Estratégica e Gestão Ambiental, além de questões relacionadas aos critérios para atendimento de um fornecedor da Appian.