QUEIJEIROS DE MINAS SÃO PREMIADOS EM MUNDIAL

QUEIJEIROS DE MINAS SÃO PREMIADOS EM MUNDIAL

Quatro produtores de queijo minas artesanal da Região do Serro, apoiados pelo Programa Crescer, da Anglo American e TechnoServe, conquistaram cinco premiações no 2º Mundial do Queijo do Brasil. O evento foi realizado em São Paulo (SP), entre os dias 15 e 18 de setembro. A edição contou com a participação de mais de mil produtos de 12 países.

Além dos produtores apoiados pelo Programa Crescer, outros quatro queijeiros da região do Serro participaram de forma independente do concurso, conquistando mais cinco premiações. No total, foram conquistadas 10 medalhas, representadas por oito produtores de queijo minas artesanal da Região do Serro.

O sucesso dos queijos produzidos com apoio do Crescer nos municípios de Serro e de Conceição do Mato Dentro é um dos resultados das iniciativas da Anglo American no âmbito do seu Plano de Mineração Sustentável, dentro do pilar social, que prevê o estímulo ao desenvolvimento de comunidades prósperas.

Em sua nova fase, o Programa Crescer do Minas-Rio está investindo mais de R$ 9,5 milhões, até 2023. Com isso, os recursos totais aplicados nessa frente de atuação, desde 2017, já passam de R$ 20 milhões, desenvolvendo as cadeias produtivas de leite e queijo, turismo, apicultura, horticultura e quitandas, além de ofertar capacitações para o desenvolvimento de jovens e governos. O valor tem favorecido as regiões dos municípios mineiros de Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Dom Joaquim e Serro.

O queijeiro Aguimar Barbosa, do município de Serro (MG), recebeu medalha de ouro na categoria um ano de maturação; Estela Mares, de Conceição do Mato Dentro (MG), levou a prata na categoria 100 dias de maturação e o bronze na categoria 60 dias de maturação; Irenice Bicalho, também de Conceição do Mato Dentro, conquistou a medalha de bronze na categoria casca lisa com 20 dias de maturação; enquanto Neuza Pimenta, de Alvorada de Minas (MG), faturou o bronze na categoria 45 dias de maturação.

Parceiros da cadeia produtiva de queijo:

  • Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais (Emater-MG)
  • Instituto Mineiro Agropecuário (IMA)
  • Sindicato dos Produtores Rurais do Serro
  • Sindicato dos Produtores Rurais de Conceição do Mato Dentro
  • Associação Municipal dos Produtores Artesanais de Queijo da região do Serro (AMPAQS)
  • Cooperativa de Produtores Rurais do Serro
  • Cooperativa de Produtores Rurais de Conceição do Mato Dentro
  • Secretaria de Desenvolvimento Rural de Conceição do Mato Dentro
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MG)
  • Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Foto: Prefeitura de Conceição do Mato Dentro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.