Comprometida em assumir sua responsabilidade por um futuro sustentável, a RHI Magnesita, líder mundial do setor de refratários, é a primeira empresa do ramo a dar transparência e tornar comparáveis as pegadas de CO2 dos seus cerca de 200 mil produtos.
“Competitividade, sustentabilidade e transparência estão cada vez mais conectadas e dados sólidos são fundamentais para estabelecer as bases para tomadas de decisão sustentáveis”,explica o Chief Sales Officer (CSO) da companhia, Gustavo Franco:
“Ao oferecer transparência total da pegada de CO2 de todos os seus produtos, a RHI Magnesita estabelece novos padrões para a indústria de refratários e atende as necessidades dos nossos clientes: soluções adequadas e sustentáveis agora podem ser facilmente identificadas e incluídas nos ciclos dos produtos e relatórios de sustentabilidade”.
EMISSÕES CALCULADAS DO “BERÇO AO PORTÃO DA FÁBRICA”
A partir de agora, as fichas de dados técnicos da RHI Magnesita incluirão um campo chamado “Indicadores Ambientais”, onde será informada a emissão de CO2 equivalente a uma tonelada do produto.
O método de cálculo dos indicadores é desenvolvido em conjunto e supervisionado por especialistas externos, seguindo os princípios das normas ISO. Todos os gases de efeito estufa “cradle-to-gate” (do berço ao portão da fábrica), desde a extração da matéria-prima, passando pela produção e embalagem até chegar à remessa, são levados em consideração para o cálculo das pegadas de CO2.
“Este projeto é um marco importante para a nossa jornada de transformação verde. Uma das principais metas da RHI Magnesita é reduzir significativamente as emissões nas próximas décadas, com o objetivo de longo prazo de alcançar operações de soma zero em todas as áreas da empresa. Uma base sólida para decisões sustentáveis só pode ser alcançada com a criação de uma base de dados válida e auditada”, acrescenta Gustavo Franco.
Diretor-Executivo de P&D para a América do Sul, Paschoal Bonadia sublinha os esforços que têm sido feitos pela RHI Magnesita para tornar-se carbono neutro:
“A companhia trabalha com metas claras e investe em diversas frentes de pesquisa e desenvolvimento, tanto próprias quanto com parceiros, para criar inovações nessa área. Temos iniciativas ligadas a novos processos, captura e reaproveitamento do CO2 emitido e de reciclagem dos refratários usados”.
Ele ressalta que “dar transparência à pegada dos nossos produtos reafirma o propósito da empresa e é uma ferramenta imprescindível para nossos clientes, que também buscam monitorar e reduzir a pegada de carbono”, avalia.
Recentemente, a companhia anunciou a regionalização de suas operações, buscando maior proximidade e melhor atendimento aos seus clientes. A reorganização do modelo de negócio também dialoga com as iniciativas de redução de emissões, pois a produção voltada para atender o mercado regional da América do Sul reduz gastos logísticos, como transporte intercontinental.
Visite a página do projeto e assista ao vídeo para mais detalhes acerca da iniciativa.