APPIAN CAPITAL BRAZIL: CTR E PROJETO STEM

APPIAN CAPITAL BRAZIL: CTR E PROJETO STEM

A mineradora Atlantic Nickel, do grupo Appian Capital Brazil, conta com um Centro de Triagem de Resíduos – CTR, onde são realizados o recebimento, triagem, armazenamento e destinação ambientalmente adequada dos resíduos da mina Santa Rita, localizada em Itagibá, na Bahia. São 1.506 m² de área total, com uma estrutura de ponta e tecnologia especializada.

Toda a edificação é revestida com piso especial, com sete camadas de impermeabilização, para assegurar total proteção do solo contra contaminações. O Centro de Triagem também é equipado com sistema de tratamento de efluentes, que garante destinação correta dos resíduos oleosos e conta, ainda, com um sistema de contenção contra vazamentos e/ou possíveis incidentes. O prédio possui telhas translucidas, a fim de reduzir o consumo de energia por meio do melhor aproveitamento da iluminação natural.

Colaboradores da Atlantic Nickel fazem a primeira separação dos resíduos na fonte geradora, segregando os orgânicos, recicláveis e não recicláveis. No CTR, onde acontece a última etapa de separação, os resíduos orgânicos são transformados em um composto orgânico, utilizado pela mineradora para a preservação da biodiversidade e reflorestamento da Mata Atlântica existente no entorno da unidade. No ano de 2021, 92,96% de resíduos foram reciclados, 4,8% foram coprocessados e apenas 2,24% foram destinados para aterro industrial.

 Suporte Educacional

Em Alagoas, outra empresa do grupo Appian Capital Brazil, a Mineração Vale Verde (MVV) apoia o Projeto STEM (Foto). A iniciativa é desenvolvida pela ONG Educando e oferece a professores da rede pública, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, acompanhamento e suporte nas áreas de ciências naturais e matemática. Desde janeiro de 2021, a parceria está capacitando 70 educadores, de cinco colégios municipais de Craíbas, impactando diretamente o ensino de mais de 300 alunos.

O projeto contempla visitas nas escolas para diagnóstico e orientação dos professores sobre a aplicação da metodologia, formação presencial e acesso à Comunidade de Aprendizagem Virtual (CAV). Na plataforma online estão disponíveis recursos de suporte aos profissionais, como atividades, ferramentas de interação e simuladores, além de recursos de apoio para aplicação do projeto com estudantes. No CAV, os educadores também compartilham experiências entre si e podem esclarecer dúvidas com a equipe do STEM Brasil. Desde janeiro de 2021, foram registrados 843 acessos dos professores das cinco escolas de Craíbas ao sistema, com diversos tipos de interação.

Foto: MVV/Divulgação

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