A caprinovinocultura é uma atividade cultural exercida na região do Vale do Curaçá, na Bahia, há várias gerações, enfrentando fatores ambientais e sociais limitantes que inibem o crescimento econômico dos produtores rurais. Com base nisso, a Ero Brasil Caraíba mapeou, em 2014, as necessidades e potenciais de desenvolvimento da atividade trabalhando com sensibilizações e informações, com o apoio da Consultoria Sertanejo.
Os produtores aderiram à iniciativa e foi implantado o Projeto Cadeia Produtiva da Caprinovinocultura, em forma de ciclos sucessivos de trabalhos. Em 2018 foi dado início aos trabalhos de organização e produção de alimentos para os animais, melhoramento genético e potencialização da força de trabalho dos produtores, visando a implantação dos laticínios para a fabricação dos derivados de leite de cabra.
Foram formadas duas cooperativas e a empresa investiu em treinamentos, estruturação dos espaços físicos e aquisição de maquinários, seguindo os critérios da Agência de Defesa Agropecuária do Estado da Bahia (ADAB). Nos anos de 2019 e 2020, os laticínios receberam as primeiras certificações.
Em 2021, as cooperativas Mãos do Campo (Foto), da Comunidade Adutora, em Jaguarari (BA) e Sabor do Sertão, de Curaçá (BA), tiveram a iniciativa de criar a marca “Capribéee” para representar comercialmente os produtos das duas cooperativas, unindo a força produtiva, ampliando o mercado e otimizando os processos com a compra coletiva de insumos e equipamentos, fortalecendo assim a organização social e política dos agricultores rurais dos municípios de Juazeiro, Jaguarari e Curaçá, na Bahia.
Esse trabalho contribuiu com o empoderamento feminino através da atuação de mulheres nas atividades produtivas. A produção contempla mais de 23 variedades de produtos derivados de leite de cabra certificados pela ADAB. O trabalho realizado pela empresa evidencia a importância da cooperação e valorização da agricultura familiar.
Foto: Ero Brasil Caraíba/Divulgação