Atuar de modo sustentável é um dos compromissos da Companhia Brasileira de Alumínio – CBA. Um exemplo disso é o Projeto “Decantação de Coloides na barragem de Miraí”, localizada na Zona da Mata, em Minas Gerais. A iniciativa aprimorou a qualidade ambiental da água armazenada e trouxe diversos benefícios para a empresa, o meio ambiente e a população. O principal deles foi a mudança de coloração da água da barragem: de turva para cristalina. Além disso, houve redução no consumo de energia; diminuição no desgaste das bombas da Estação de Tratamento de Água (ETA); e melhora da qualidade ambiental para a fauna e a flora locais.
Em 2019, durante o desenvolvimento de novos reagentes, foi percebido que as partículas suspensas na água possuíam cargas positivas, o que impedia a decantação natural, como acontece em rios, por exemplo, pois ficavam se repelindo e navegando pela água do reservatório. Por isso, a coloração do espelho d’água da barragem continuava turva.
O gerente das unidades da CBA na Zona da Mata, Christian Fonseca de Andrade, explica que foi necessário ajustar o pH da água da barragem, afim de neutralizar as cargas, possibilitando a decantação dos coloides e, consequentemente, a clarificação da água. “Um alcalinizante foi aplicado
diretamente na barragem por meio de recirculação de água controlada da própria ETA, com o objetivo de neutralizar a nuvem de carga positiva, que mantinha as partículas de argilominerais suspensas por repulsão”, detalha.
Em uma semana, a água passou de 18.000 NTU (Unidade Nefelométrica de Turbidez – Nephelometric Turbidity Unity, na sigla em inglês) para 5 NTU. “A água da barragem era classificada como turva e passou para cristalina, permitindo o retorno ao meio ambiente sem que haja necessidade de tratamento na estação”, comemora Andrade.
Além desse benefício, houve redução de 30% no consumo de energia para devolução da água ao meio ambiente; redução no desgaste das bombas dos sistemas de captação da ETA e da recirculação que alimenta a Usina de Beneficiamento; melhora da qualidade ambiental para a fauna aquática e outros animais no entorno da barragem; e melhoria da imagem do reservatório perante a população dos municípios locais.
Foto: CBA/Divulgação