A mineradora canadense Aura Minerals firmou um compromisso para a aquisição de 100% das ações da Big River Gold, proprietária do projeto de ouro Borborema, localizado na cidade de Currais Novos, no Rio Grande do Norte (RN). O acordo prevê o pagamento em dinheiro de A$ 0,36 por ação ordinária emitida e em circulação da Big River.
Já a Dundee Resources, que detém uma participação de 19,3% na junior australiana, receberá ações da holding Aura JVCo, passando a deter uma participação indireta no negócio da ordem de 20%. A Dundee Resources é uma empresa canadense de mineração com operações na Namíbia e Bulgária e projetos de exploração mineral na Bulgária e Sérvia.
Com o projeto Borborema, a Aura reforça sua estratégia de crescimento, baseada em três pilares, como disse em entrevista exclusiva à revista In the Mine, o CEO da companhia, Rodrigo Barbosa: bons projetos, um bom balanço e uma equipe de profissionais de altíssimo nível. A futura mina de ouro a céu aberto conta com uma estimativa de Recursos Minerais Medidos e Indicados de 1,87 Moz Au a 1,14 g/t Au e com Recurso Mineral Inferido adicional de 0,57 Moz Au a 1,0 g/t Au.
Um estudo de viabilidade definitivo concluído em dezembro de 2019 e atualizado em julho de 2020, para o desenvolvimento do Estágio 1 do projeto, estima a produção de 730 mil onças de ouro num horizonte de dez anos.
“Nossa estratégia é crescer além do nosso plano de produção atual, por meio do avanço de projetos de alta qualidade que tenham um caminho claro para a construção e estejam localizados nas Américas, preferencialmente em jurisdições onde já estamos operando. Borborema se encaixa bem nessa estratégia”, explica Barbosa.
A negociação está sujeita à aprovação dos acionistas da Big River em assembleia que será realizada em julho de 2022. Além deles, depende da concordância a ASIC, orgão independente do governo australiano que atua na regulação corporativa integrada de mercados, serviços financeiros e crédito ao consumidor no país, e da ASX, bolsa de valores da Austrália, entre outras condicionantes.
Foto: Planta de beneficiamento do Projeto Borborema com capacidade de produção de 2 Mtpa e potencial de expansão para 4 Mtpa (1.Moinho SAG; 2.Moinho de Bolas; 3.Moinho de Bolas p/expansão; 4. Expansão da Planta CIL; 5.Expansão da Gold Room; 6.Expansão da planta de filtragem; 7.Circuito de recuperação de mica (se viável); 8.Subestação de energia.
Crédito: Big River Gold/Divulgação
Bom dia como faço pra poder fazer parte da equipe?
Sou técnico em geologia e tenho interesse em participar da equipe. Quais os canais para contato e envio de currículo?