Presentes no cotidiano das pessoas e das empresas, as tecnologias digitais trouxeram mudanças importantes em várias áreas, inclusive na mineração. A adoção de abordagens inovadoras por parte do setor mineral, com novas tecnologias e a identificação das demandas de mercado futuras serão debatidas durante o painel 3 “Inovação no setor mineral”, na terceira edição do e-MINERAÇÃO DO BRASIL 2022. O evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), ocorre no ambiente virtual nos dias 3 e 4 de maio. Clique aqui e faça sua inscrição gratuita.
Para Leandro Rossi, diretor do Mining Hub e palestrante do evento, a inovação tecnológica é fundamental para o desenvolvimento do setor mineral. “Trata-se de um setor de capital intensivo e com projetos de longo prazo. A tecnologia é uma das principais disciplinas capaz de encurtar ciclos, otimizar investimentos, aumentar a segurança nos processos, entre outras atividades”, analisa.
Segundo ele, a maioria das empresas considera a inovação fator-chave para o sucesso e o crescimento sustentável, mas encontram dificuldades em como desenvolver programas de inovação, e incorporar esta cultura nas estruturas da empresa. “A inovação não deve ser tratada somente por uma área ou departamento da empresa. Deve ser difundida em todas as áreas. O grande desafio é compatibilizar uma agenda de longo prazo, porém, demonstrando ganhos durante a jornada. Todos os executivos querem melhoria de produtividade, redução de custos, aumento de qualidade e segurança e quando identificam os ganhos trazidos pela inovação e tecnologia, se tornam grandes defensores e patrocinadores de programas nas suas empresas”, afirma o diretor do Mining Hub.
“A aliança entre a tecnologia, a inovação e o setor mineral é fundamental para um futuro mais sustentável e responsável dessa atividade industrial”, afirma Leandro Rossi. Para ele, debater este tema no e-MINERAÇÃO DO BRASIL 2022 é fundamental, pois colabora muito para o processo de mudança cultural relacionado à inovação. “Este evento é fundamental para catalisar e demonstrar os benefícios da inovação para as mineradoras e empresas fornecedoras do setor”, finaliza.
Programação
Várias temáticas serão evidenciadas nos debates do e- MINERAÇÃO por especialistas do setor, entre as quais: “Fertilizantes: como desenvolver o mercado produtor nacional – fomento e regulamentação”; “Remineralizadores de solos no Brasil”; “Diversificação econômica em territórios com mineração”; “Reputação do setor mineral – possíveis caminhos na gestão”; “Descaracterização de barragens”, “Diversidade & Inclusão no setor mineral”, entre outros.
Clique aqui e acesse a programação preliminar do e-MINERAÇÃO DO BRASIL 2022.
Rodadas de Negócios
O e-MINERAÇÃO DO BRASIL 2022 promoverá de forma gratuita rodadas de negócios virtuais. Empresas e prestadores de serviços de diversos setores e de todo o país participarão de encontros para apresentarem seus desafios e soluções. É a oportunidade para abrir canal direto com a área de suprimentos das mineradoras em reuniões exclusivas.
Patrocinadores
O evento conta até o momento com o patrocínio da Anglo American (prata), Dassault Systèmes (bronze) e Mosaic Fertilizantes (bronze).
Apoio editorial
Figuram como apoio editorial as revistas Eae Máquinas, In The Mine, Mineração & Sustentabilidade, e do site Notícias de Mineração Brasil.
Mais informações e inscrições em https://ibram.org.br/evento/e-mineracao/