A Volvo está renovando seus investimentos no país, com aporte de R$ 1,5 bilhão no período de 2022/2025. Com um total de 21.823 caminhões emplacados no país em 2021, um crescimento de 45,7% sobre o ano anterior, a marca comemora o melhor ano de sua história, desde que se instalou no Brasil.
O carro-chefe de vendas da marca foi novamente o modelo FH 540, caminhão mais vendido do Brasil (8.935 unidades), mantendo a marca na liderança dos pesados, com 17.980 caminhões emplacados, resultado 41% superior em relação a 2020.
A Volvo manteve sua grande relevância na categoria dos chamados vocacionais, destinados para operações severas e com topografias acidentadas. As vendas dos veículos fora de estrada aumentaram 118%. Esta categoria, que inclui os caminhões utilizados na mineração, já representa 18% dos caminhões comercializados pela marca. Em 2021, a marca se destacou principalmente nos segmentos de cana de açúcar, madeira e construção. Somente do modelo VM Light Mixer, voltado para a construção civil, foram entregues mais de 500 unidades.
As perspectivas, segundo o presidente do Grupo Volvo América Latina, Wilson Lirmann, são boas, embora haja preocupação com o aumento de custos e restrições decorrentes da pandemia na cadeia de suprimentos. O investimento anunciado será voltado principalmente para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços.