Por: Rogério Mendes Carvalho (*)
A Indústrias Nucleares do Brasil – INB obteve inúmeras realizações significativas em 2021 e avançou em projetos importantes nas suas áreas de atuação. A empresa atua na cadeia produtiva do urânio, o chamado ciclo do combustível nuclear, que inclui a mineração, o beneficiamento, o enriquecimento, a fabricação de pó, pastilhas e do combustível que abastece as usinas nucleares brasileiras.
Em relação às operações de mineração, foram realizadas as atividades de lavra e beneficiamento de minério de urânio na Unidade de Concentração de Urânio (URA), em Caetité/BA. Atualmente está em lavra a Mina do Engenho, com vida útil de 16 anos e produção anual prevista de 260 toneladas de concentrado de urânio. A mineração de urânio no Brasil foi retomada em dezembro de 2020. Um planejamento de longo prazo está sendo elaborado contemplando a abertura de 13 novas minas na Província Uranífera de Lagoa Real, onde a Unidade da INB está localizada, em um período de 20 anos. Com isso, o projeto prevê a ampliação da produção das atuais 260 t para 800 t por ano de concentrado de urânio.
Outra frente de atuação é o Projeto Santa Quitéria (PSQ), a ser implantado no município de Santa Quitéria/CE, onde o fosfato e o urânio são encontrados de forma associada. Esse projeto é conduzido pelo Consórcio Santa Quitéria, formado pela INB e pela Galvani. A produção prevista é de 2.300 toneladas de concentrado de urânio para geração de energia elétrica, além de 1,05 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados de alto teor para nutrição de plantas e 220 mil toneladas de fosfato bicálcico para ração animal.
O Consórcio Santa Quitéria investiu no desenvolvimento da rota tecnológica para processamento do minério. A otimização do processo resultou em aumento da produção em relação às estimativas iniciais, diminuição do consumo de água e eliminação da necessidade de barragem de rejeitos.
Os principais investimentos em 2021, na área de mineração, foram: adequação de estradas e de equipamentos industriais e instalação de um portal de monitoramento de caminhões, visando aprimorar o controle na classificação, como minério ou estéril.
Ao longo do ano de 2021, a empresa também avançou nas ações voltadas ao meio ambiente, ao relacionamento com a sociedade e ao fortalecimento de sua governança. Em Caetité, foram produzidas em torno de 4 mil mudas de 14 espécies nativas regionais. Foi implementada, no Laboratório de Controle Ambiental da unidade, uma nova metodologia para determinação de radionuclídeos naturais da série do urânio e tório, que reduz o tempo de disponibilização do resultado de 40 dias para menos de 16 horas. A nova técnica aumenta significativamente a qualidade da análise.
No campo da Responsabilidade Social, projetos apoiados em anos anteriores, como o Posto de Saúde da Família de Juazeiro e a Academia Popular da Saúde de Lagoa Real, continuam beneficiando a população. Além deles, a cessão de espaços ou infraestrutura em regime de comodato à Prefeitura de Caetité e à Associação de Moradores de Juazeiro tem oportunizado atendimento de saúde e fornecimento de água para a comunidade.
Na área de governança, foi reformulada a matriz de riscos de toda a empresa integrada aos pilares fundamentais do negócio: missão institucional, planejamento estratégico, a busca pela autossuficiência financeira e a geração de caixa.
Na área de mineração, a empresa trabalha com uma visão de evolução da produção de urânio. De forma sumarizada, cabe salientar as seguintes ações a serem desenvolvidas e implementadas: retomada de trabalhos de exploração geológica; estimativas de recursos minerais em conformidade com códigos internacionais; conversão de recursos em reservas através dos estudos de pré-viabilidade e viabilidade; e desenvolvimento de negócios e de parcerias de investimentos.
*Diretor de Recursos Minerais da INB
Foto: INB/Divulgação