Nesta semana foram abertas as inscrições para o Challenge, programa do Mining Lab que é uma iniciativa da Nexa Resources. Esta iniciativa visa apoiar empreendedores no processo de desenvolvimento de inovações tecnológicas para a indústria da mineração e metalurgia.
As inscrições são para empresas, startups, iniciativas de instituições de ciência e tecnologia que têm projetos e soluções focadas em três categorias: produtividade e segurança, uso do zinco e descarbonização transformacional. As inscrições podem ser realizadas até 5 de agosto, no site https://www.mininglab.com.br/challenge/
No ano passado, apesar de todos os desafios impostos pela pandemia, o programa contou com 178 soluções inscritas. O Mining Lab Challenge, que está na sua 7ª edição, tem o objetivo de desenvolver propostas capazes de potencializar, resolver e aprimorar as metas e objetivos da companhia em médio e longo prazo.
De acordo com Caio Van Deursen, gerente de Inovação da Nexa Resources, o Mining Lab amplia seu ecossistema de inovação dentro e fora do setor de mineração. “Ao divulgar nossos desafios apontamos para o futuro. Com novas parcerias seguiremos transformando as nossas operações de forma alinhada à nossa visão de ESG”, reforça.
Confira os oito desafios propostos de Mining Lab Challenge 2021:
Produtividade e segurança
- Eliminação de incrustações: Neste desafio, o programa busca por tecnologias que reduzam significativamente ou eliminem a incrustação em tubulações que reduzem a vazão.
- Transmissão de dados subsolo-superfície: O desafio é encontrar alternativas transformacionais que reduzam a necessidade de comunicação com a superfície ou que aumentem a transmissão de dados do subsolo de baixo custo.
- Sistemas de aviso em Zonas de Autossalvamento no Peru: As Zonas de Autossalvamento são regiões que podem ser afetadas em casos de acidentes com depósitos. Com isso, o programa vai selecionar tecnologias que permitam a companhia se comunicar de forma eficiente e segura com a população.
- Aumentando a utilização e disponibilidade física da nossa frota de equipamentos móveis: O programa busca por tecnologias capazes de aumentar a disponibilidade de equipamentos ou que garantam que operadores estejam capacitados. Além disso, coordenar todo esse sistema de forma dinâmica também faz parte do desafio. As soluções deverão ser de simples implantação e ter necessidades mínimas de infraestrutura.
- Monitoramento de atividades e mapeamento de desvios de comportamento em relação a segurança: O desafio é encontrar tecnologias que sejam capazes de monitorar atividades e mapear desvios de comportamentos, gerando indicadores que auxiliarão em planos de ação e conscientização dos trabalhadores.
Utilizando o zinco
- Inovações em redução e controle de corrosão em estruturas: O programa busca por tecnologias que sejam capazes facilitar a gestão de conservação dessas estruturas, oferecendo proteção prolongada e retardando o processo corrosivo. Além disso, que permitam conhecer e acompanhar a evolução da corrosão de forma que se possa diagnosticar e priorizar ações.
- Economia circular do lixo eletrônico: Neste desafio, o Mining Lab procura uma nova visão para lavra e refino, tendo como foco tecnologias que separem, processem e viabilizem estes novos recursos. Aqui, são indicadas soluções integráveis aos processos produtivos da Nexa.
Descarbonização transformacional da mineração e metalurgia
- Descarbonização transformacional: Neste quesito, o Mining Lab busca ir muito além da eletrificação da nossa frota ou do uso de biomassa. O desafio busca por soluções sistêmicas e de alto impacto para reduzir ou eliminar as emissões ou para que estas emissões possam ser completamente compensadas.
As empresas selecionadas receberão investimento financeiro para a realização dos pilotos, assessoria contínua de profissionais da Nexa, acesso às instalações e informações técnicas das unidades, além da oportunidade de ter a Nexa Resources como cliente.