O Projeto de Apoio à Piscicultura, desenvolvido pela Mineração Rio do Norte (MRN), ajuda produtores a desenvolver e incrementar a produção de peixes em tanque, no município de Oriximiná, oeste do Pará. A iniciativa envolve comunidades ribeirinhas que trabalham com a criação e venda de tambaquis em tanques flutuantes e é desenvolvida desde 2002 com o suporte da consultoria Incanto Piscicultura e da Universidade Federal do Oeste do Pará.
Para o pesquisador e consultor do projeto Miguel Canto, o projeto gera conhecimento, renda e segurança alimentar às famílias participantes e comunidades que compram proteína de qualidade dos produtores do projeto.”A renda gerada vem promovendo a possibilidade da aquisição de bens importantes para os piscicultores como sistemas de telefonia rural, de produção de energia solar e equipamentos de conservação de alimentos, gerando qualidade de vida”, comenta.
Aprendizado, alimentação de qualidade e evolução econômica
O projeto é parte do Programa de Educação Socioambiental em atendimento a condicionantes estabelecidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente. A MRN acompanha a transformação social viabilizada por essa iniciativa.“Além de garantir alimentação de qualidade para comunidades da região, este projeto tem viabilizado o desenvolvimento econômico dos produtores de peixe”, assinala Genilda Cunha, coordenadora do projeto pela MRN.
Para a piscicultora Francisca Gomes, conhecida como Vovó Chiquinha, o projeto traz aprendizados, alimentação de qualidade e evolução econômica. “Aprendermos mais sobre a piscicultura e com a renda das vendas, estamos fazendo nossa casa, compramos flutuante e uma lancha. O projeto trouxe mudanças em nossa vida e dos comunitários”, declara.