Uma das frentes de atuação do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), empresa pública ligada ao Ministério de Minas e Energia (MME), são os mapeamentos geológicos e estudos de potencialidades minerais. Essas atividades são desenvolvidas pela Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), com o objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável do país.
Em 2020 foram publicados 40 mapas geológicos e 23 mapas geológico-geofísicos nas escalas 1:250.000, 1:100.000, 1:50.000 e 1:25.000, todos resultantes de levantamentos realizados em 12 projetos distintos.
Para divulgar os serviços da DGM, o SGB/CPRM está lançando, nesta quarta-feira (26/05), durante transmissão ao vivo, no canal da TV CPRM, no Youtube, às 19h, o Catálogo de Produtos 2020 que detalha cada tipo de estudo feito pela Diretoria. Os projetos executados pela DGM estão vinculados ao Programa Geologia, Mineração e Transformação Mineral, coordenado pela Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, do MME.
Bento Albuquerque, ministro de Minas e Energia, afirma que o SGB/CPRM tem se empenhado para escrever um novo capítulo na história do setor mineral no Brasil: “de prosperidade e desenvolvimento, com ganhos para todos e benefícios palpáveis para a sociedade”, nas palavras do ministro.
Mapeamento geológico em províncias minerais consolidadas
Conforme o secretário de Geologia e Transformação Alexandre Vidigal, o programa de investigações geológicas, em curso no SGB/CPRM, está estruturado para aperfeiçoar a escala do mapeamento geológico no Brasil em províncias minerais consolidadas e, sobretudo, em novas fronteiras de exploração mineral.
“Essa atuação integra a política mineral do país, cujos princípios e principais instrumentos reafirmam nosso compromisso com a sustentabilidade e a pesquisa geológica, base de qualquer atividade mineral”, relata o secretário.
No ano de 2020, marcado pela pandemia de Covid-19, o SGB/CPRM passou por adaptações tecnológicas após a suspensão das atividades de campo da empresa. O foco era a elaboração de produtos técnicos e bases de dados geocientíficos, que foram concluídos e amplamente disponibilizados para consulta e download no GeoSGB e no Repositório Institucional de Geociências, plataformas corporativas do SGB/CPRM.
amo mineralogia