MINERODUTOS: DO PROJETO À INTEGRIDADE DO SISTEMA

MINERODUTOS: DO PROJETO À INTEGRIDADE DO SISTEMA

A abrangência do emprego de minerodutos e rejeitodutos no Brasil e no mundo. Os fatores determinantes para que uma mineradora se decida por esse modal para o transporte de seus minérios ou rejeitos. As premissas básicas que devem ser consideradas na elaboração de um projeto de mineroduto.

As condições físicas, ambientais e sociais relevantes do local de implantação do projeto. Quais minérios podem ser transportados por esse modal de transporte e como suas especificações influenciam na configuração do projeto. Os custos de implantação e operação de minerodutos. As etapas construtivas do sistema, tempo médio de implantação e a fase de comissionamento.

Monitoramento e rotinas de inspeção

Os principais custos envolvidos na operação e os cuidados a serem observados no plano de integridade do mineroduto. Sistemas de monitoramento e rotinas de inspeção para garantir a segurança operacional da instalação e os problemas de manutenção preventiva e corretiva mais usualmente detectados.

São esses os assuntos abordados pelo engenheiro mecânico Alisson Vidal, coordenador de Pipelines da Ausenco que já participou do planejamento, elaboração e implantação de diversos minerodutos, rejeitodutos e adutoras no Brasil, Chile e Peru.

 

Ouça também outros episódios do Mining Cast

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.