O concurso cultural de 41 anos da Mineração Rio do Norte (MRN) superou as expectativas. Foram 181 trabalhos inscritos nas modalidades Fotografia (87), Desenho (64) e Redação (30). Participaram moradores do distrito de Porto Trombetas e das comunidades Boa Vista, Moura e Ajudante, no município de Oriximiná (PA). O tema escolhido foi “Orgulho de crescer com a natureza à nossa volta”. Onde deveriam ser abordadas as iniciativas socioambientais da empresa nas últimas quatro décadas.
Em tempos de pandemia, a premiação foi adaptada e anunciada pelas redes sociais da empresa. Na modalidade Desenho, o primeiro lugar foi para o estudante Thiago Rodrigues, de 8 anos. A partir de uma visita ao projeto de soltura de quelônios da MRN, Thiago buscou a inspiração para desenhar.
Disse para mãe dele, Raissa Rodrigues, que aquele momento havia marcado muito sua vida e que queria fazer um desenho em que tivesse a presença de moradores quilombolas da região. Thiago deu vida ao desenho, usando folhas, raízes e galhos secos de árvore, fibra de coqueiro e areia. “Deu bastante trabalho, mas foi muito legal participar e estou muito feliz com a premiação”.
Cotidiano e diversidade
O designer gráfico Rafael Baía conquistou o primeiro lugar na modalidade Fotografia com a imagem “Crescer em abundância”. Com o tema “Quintal de casa”, a estudante Neide Jully de Almeida, 17 anos, conquistou o primeiro lugar na modalidade Redação. Ela se inspirou nas coisas mais simples do cotidiano como animais em plena calçada, igarapés para o banho e toda a natureza que o morador de Porto Trombetas desfruta.
Um dos momentos marcantes da premiação foi o anúncio da Menção Honrosa ao estudante Antônio Lucas Vinente, de 6 anos. Portador de TEA (Transtorno do Espectro Autista), ele retratou a diversidade das árvores em diversos tons: preto, marrom, branco, amarelo e azul.