Dia 12 de agosto, a Hydro apresentou para o governador do Pará, Helder Barbalho, em Paragominas, a metodologia Dry Backfill. Ela permite a disposição definitiva de rejeitos em áreas já mineradas, evitando a construção de novas barragens. Mineradora investiu R$ 30 milhões nesta etapa de testes da metodologia.
Está sendo realizada com acompanhamento e monitoramento permanente dos órgãos ambientais e seguindo as normas técnicas do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). A aplicação dessa metodologia no Brasil representa o fim do uso de grandes barragens para armazenamento permanente de rejeitos de bauxita.
“A Hydro está comprometida a impulsionar a sustentabilidade na indústria do alumínio. Esse desafio direcionou nossos esforços para buscar práticas”. Quem garante é John Thuestad, vice-presidente executivo da Hydro.
O teste será concluído ainda este ano e a implementação em escala poderá começar no final de 2020. Após a aprovação da licença de operação pela SEMAS (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará).
Sobre Tailing Dry Backfill
A tecnologia Tailing Dry Backfill permite que os rejeitos inertes da mineração de bauxita sejam devolvidos às áreas já abertas e mineradas. Antecedendo o processo de reabilitação, ao invés de serem depositados em áreas separadas e permanentes de armazenamento.
Após a secagem em depósito temporário por 60 dias, os rejeitos de bauxita são devolvidos às áreas mineradas, antes da área ser reabilitada e reflorestada. O rejeito proveniente da mineração da bauxita é química e fisicamente similar ao que foi retirado durante o processo de lavra. Portanto, é devolvido para a natureza sem nenhum impacto ao meio ambiente.
Antes de testar o método no município de Paragominas, a Hydro realizou estudos técnicos e planejamentos detalhados. Em julho de 2019, após obter autorização do órgão ambiental, iniciou a fase de testes de campo. Os testes têm sido realizados em diferentes estações climáticas. E vem sendo continuamente monitorados pela equipe técnica do projeto. Em seguida, seus relatórios detalhados são encaminhados às autoridades ambientais regularmente.
Barragem da Mineração Paragominas
A Mineração Paragominas possui dois sistemas de barragem para armazenamento de rejeitos de bauxita. Ambos utilizam uma metodologia de disposição de rejeitos baseada na operação alternada de seus reservatórios,. O que permite a secagem dos rejeitos em cada reservatório combinando drenagem e evaporação. Resultando em rejeitos com índice mínimo de 60% sólido.