USIMINAS SERÁ INDÚSTRIA MADRINHA DO FIEMG LAB 4.0

Criado em 2016, o programa é voltado à aceleração de startups com soluções industriais (indtechs). O objetivo é o de promover o desenvolvimento e a aplicação de novas tecnologias a partir de negócios inovadores. Ao mesmo tempo, a iniciativa realiza programas de inovação aberta e conecta essas jovens empresas de base tecnológica com o mercado. Ou seja, funciona como um verdadeiro hub de inovação aplicada para a indústria.

Como indústria madrinha, a Usiminas irá conectar-se diretamente com as 50 startups selecionadas. A proposta é que, com uma visão externa e bastante focada em novas tecnologias, essas empresas possam contribuir para o desenvolvimento de soluções customizadas para o negócio da Usiminas. Além da proposição de melhorias diversas nos processos.

O ciclo atual, apoiado pela Usiminas, irá contar com a participação de startups, selecionadas em conjunto pela Fiemg e as demais indústrias madrinhas. O programa será dividido em três fases, com duração total de 12 meses. Cada fase é estruturada dentro de uma lógica evolutiva com oferta de aportes financeiros. De metodologia específica,  mentorias com especialistas do setor e acesso à rede com mais de 15 mil indústrias.

Framework de Inovação

Éricka-MenegazEricka Menegaz, gerente corporativa de Inovação da Usiminas, comenta a iniciativa. “A perenidade de uma empresa passa necessariamente pela inovação. Participar do programa de aceleração de startups do FIEMG LAB está dentro das ações que fazem parte do InovaAÍ. O nosso framework de Inovação, que irá nos conectar com ecossistemas de startups brasileiros, soluções tecnológicas, de produtividade e novos modelos de negócio”.

A gerente lembra que, antes de se tornar uma das empresas madrinhas da ação, a Usiminas já tinha se conectado com uma das startups do Fiemg Lab. “Em 2019, uma das startups participantes realizou um trabalho em conjunto com o setor de Suprimentos da companhia. Agora, teremos contato com um maior número de empresas e, principalmente, de possibilidades de parceria”.

Plataforma InovaAí

Desde o lançamento da plataforma InovaAí, em fevereiro de 2019, a Usiminas tem estreitado seu relacionamento com empresas de base tecnológica. O esforço rendeu à companhia a listagem entre 50 companhias brasileiras que mais interagem com startups. Respondendo pelo impulsionamento da inovação aberta no país, e tornando-se uma das 100 empresas mais inovadoras no uso de TI.

A proposta da companhia, já tradicionalmente conhecida pela inovação em produto, é levar, paralelamente, a cultura da inovação para outros setores. E aplicar novas ideias e soluções em diversos processos. A Usiminas mantém em Ipatinga o maior centro de pesquisas e desenvolvimento da América Latina. Ele é voltado ao setor siderúrgico, com grande número de patentes da área.

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.