A Hydro assinou dia 22 de julho um Memorando de Entendimento com a Golar Power. O objetivo é o de substituir grande parte de seu consumo atual de óleo combustível por gás natural. Ao viabilizar o abastecimento da Alunorte, sua refinaria no Brasil, esse projeto poderá beneficiar outras empresas da região.
O fornecimento de Gás Natural Liquefeito (GNL) está previsto para ser iniciado em Barcarena, em meados de 2022. A Hydro pretende adaptar o processo de calcinação e parte da geração de vapor da refinaria Alunorte, localizada no município paraense, a fim de mudar de óleo combustível para o GNL.
Terminal de GNL em Barcarena
A Golar Power tem como objetivo desenvolver e viabilizar o uso de gás natural por meio de um terminal de regaseificação de GNL, localizado próximo à Alunorte. “O acesso ao gás natural beneficiará outras indústrias e consumidores no estado do Pará”, diz John Thuestad, vice-presidente executivo da área de negócios de Bauxita e Alumina da Hydro.
A Alunorte será o primeiro consumidor significativo de gás no Pará. E, portanto, um facilitador no estabelecimento da infraestrutura para o GNL no estado. Este projeto está alinhado com a estratégia climática da Hydro. No qual consta o compromisso da Hydro de reduzir suas emissões de gases causadores do efeito estufa em 30% até 2030.