CIMENTEIRA CRIA GEOSSÍTIO K-PG EM PERNAMBUCO

CIMENTEIRA CRIA GEOSSÍTIO K-PG EM PERNAMBUCO

Em novembro de 2018, ano em que a Votorantim S.A. completou 100 anos de empreendedorismo e contribuição no desenvolvimento do Brasil, a Votorantim Cimentos reforçou sua vocação visionária e inovadora com a criação do geossítio K-Pg Mina Poty, localizado em Pernambuco, no município de Paulista, acerca de 20km de Recife, dentro dos limites da Unidade Poty Paulista, segunda fábrica de cimento mais antiga do grupo.

A ação de geoconservação tornou a Votorantim Cimentos a primeira e única empresa da indústria extrativa mineral no país a compatibilizar a conservação de patrimônio geológico de relevância internacional com o desenvolvimento de uma mineração ativa.

O geossítio K-Pg Mina Poty é uma das localidades no globo terrestre onde foram identificados indícios científicos que caracterizam uma quebra abrupta no registro de vida no nosso planeta, causado pelo impacto de um meteorito que atingiu o Golfo do México, conforme a teoria de Alvarez de 1980. Esse evento de magnitude global ocorreu há aproximadamente 66 milhões de anos, provocou diversas mudanças ambientais, culminando com a extinção de cerca de 75% de espécies marinhas e terrestres, incluindo os dinossauros.

O nome do geossítio é uma referência ao Limite K-Pg, capítulo da história da Terra que demarca o fim do período do tempo geológico Cretáceo (K – sigla em inglês), final da Era Mesozoica com o predomínio dos répteis e início do Paleógeno (Pg), começo da Era Cenozoica, quando ocorreu a ascensão dos mamíferos.

Regras e procedimentos para visitar o geossítio K-Pg Mina Poty estão no site https://www.votorantimcimentos.com.br/sustentabilidade/geossitio-k-pg-mina-poty/.

 

Crédito da Foto:

2 comentários em “CIMENTEIRA CRIA GEOSSÍTIO K-PG EM PERNAMBUCO

  1. Sinto-me orgulhosa por ter essa área preservada e parabenizo a Votorantim S.A. por esse serviço. Tenho orgulho de ser brasiliana. Sou brasileira só em dicumentos, pois nasci no Brasil e amá-lo não é uma profissão, brasileiro – no princípio – era o português que trabalhava com pau-brasil, e sim uma honra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.