A retomada das operações da Samarco, prevista para o final deste ano, será de uma forma mais segura, eficiente e sustentável. Na gestão de ativos, a empresa está implantando o Plano Diretor de Lubrificação (PDL), que tem o objetivo de unificar as melhores práticas entre áreas internas e do mercado, integrando métodos e processos de manutenção e lubrificação em todas as unidades operacionais, da mina ao porto.
De acordo com o gerente de Gestão de Ativos e Engenharia de Manutenção da companhia, Marcelo Gomes, o PDL visa transformar a prática de lubrificar em um processo sistêmico, com ações proativas para o tratamento correto e mais sustentável dos lubrificantes, ampliando a eficiência e a vida útil dos equipamentos.
“Temos um ganho ambiental muito importante ao trabalhar com o conceito de fluidos limpos, lubrificantes de alta performance, filtragem e tratamento adequado dos produtos, que nos permitem a redução do consumo e o ganho de eficiência, evitando descartes”, destaca.
Até o momento, seis profissionais foram certificados pelo International Council for Machinery Lubrication (ICML), multiplicando os aprendizados para os demais empregados por meio de treinamentos internos. O PDL prevê, ainda, a criação de um laboratório de análises na unidade de Germano, de postos avançados de lubrificação nas áreas industriais e de uma central de lubrificação, para adequado estoque, manuseio, tratamento e disponibilização de óleos e graxas. O laboratório da unidade de Ubu (Foto) foi reativado durante o período de conservação e foram adquiridos novos equipamentos para a realização de análises e testes de qualidade dos óleos.