GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA MRN

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA MRN

Desde 2010, a MRN (Mineração Rio do Norte) desenvolve o Programa Gerenciamento de Resíduos Sólidos. A iniciativa, que atende a Política Nacional de Resíduos Sólidos, reaproveitou 87,87% das 1.919,53 t de resíduos sólidos industriais geradas no processo de produção da empresa em 2019. Outros 11,26% foram reaproveitados como combustível energético, com o uso de técnicas de coprocessamento; e apenas 0,87% receberam tratamento de técnicas de incineração.

“Com o programa, reforçamos adoção da prática dos 5Rs: reduzir, reutilizar, reciclar, recusar e repensar. Ao reutilizar os resíduos industriais, as áreas repensam suas práticas em relação ao meio ambiente, recusam a aquisição de itens novos, reduzem a geração de novos resíduos, reutilizam e reaproveitam objetos já descartados e utilizam como matéria prima produtos que já haviam sido descartados, para a fabricação de novos objetos”, explica Dayane Moreira, analista ambiental da MRN.

Na seção de manutenção da Mina Bela Cruz, há um espaço que, ao mesmo tempo em que reaproveita resíduos industriais, proporciona leveza ao ambiente de trabalho, com a criação de itens decorativos a partir de sucata metálica e borrachas, que se transformam em porta-canetas, lixeiras e esculturas graciosas. “A principal base do reaproveitamento é a consciência ambiental. Ficamos muito felizes em contribuir com esse trabalho de reutilização de materiais e evitar o desperdício”, declara Marcos Paulo Laurido, gerente técnico da seção de manutenção da MRN da mina Bela Cruz.

 

 

1 comentário em“GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA MRN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.