O projeto SSM Candiota Sustentável envolveu todas as escolas públicas municipais, estaduais e particulares, urbanas e rurais da cidade, incluindo as localizadas em assentamentos. Foi realizado pela Seival Mineração, subsidiária da Copelmi, em parceria com a Prefeitura de Candiota (RS) e a Quinta da Estância, fazenda especializada em educação vivencial,
Seguiu a Base Nacional Comum Curricular e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), a iniciativa foi estruturada pela equipe pedagógica da Quinta da Estância para universalizar a educação ambiental no município, utilizando o que há de mais moderno em técnicas educacionais.
Famílias participaram de oficinas vivenciais
Mais de 2,5 mil alunos e suas famílias participaram de 120 oficinas vivenciais, que se multiplicaram à medida que os professores incorporaram os conteúdos nas rotinas de sala de aula. Além disso, foram realizadas 20 saídas técnicas para monitoramento do entorno das escolas e verificação de possibilidades de atuação na comunidade em termos sociais e ambientais. A partir dessa identificação, os estudantes criaram planejamentos de ações práticas para executar dentro do período de um mês para mudar a realidade da comunidade.
Foram colocados em prática pelas escolas, 96 projetos transformadores atingindo positivamente diversas regiões de Candiota. A Quinta da Estância avaliou os trabalhos desenvolvidos reconhecendo a melhor iniciativa. Houve um empate técnico entre a EEEF Vinte de Agosto e a EMEI Gente Inocente. Já a A EEEM Jerônimo Mércio da Silveira foi reconhecida como “Destaque Empreendedor”.