A Codelco, maior produtora de cobre do mundo implementou um assistente virtual desenvolvido pela Sixbell e baseado em IBM Watson Assistant. Sua funcionalidade é bem real: apoiar a sua força de trabalho em questões de saúde relacionadas com o coronavírus. E ajudar a prevenir e controlar contágios dentro da empresa.
O assistente virtual incentiva os trabalhadores a responder perguntas sobre suas condições de saúde. Baseado na nuvem pública da IBM, ele faz uma triagem inteligente para identificar os sintomas associados com a COVID -19. E também gera recomendações que podem ajudar a descartar ou confirmar a possível presença do vírus no organismo.
Está disponível em plataformas Web, Mobile Web e WhatsApp para oferecer maior comodidade aos usuários. Além de contar com capacidade de reconhecimento de linguagem natural por voz.
“A telemedicina será decisiva para controlar e reduzir infecções e descongestionar as salas de emergência”. A opinião é de César Ortega, Diretor Comercial da Sixbell para a Região Andina. Da parte da IBM América Latina, Marcela Vairo, Diretora de Data and AI, diz que a área tecnológica está comprometida neste momento a ajudar pessoas, governos e organizações a superar a COVID-19. “É nossa prioridade usar nosso conhecimento de indústria junto com a experiência em tecnologias avançadas, como a IA para obter informações críticas, visando apoiar clientes e funcionários neste momento crítico”.
A Codelco é uma das primeiras empresas no Chile a adotar esta solução. Diferentes empresas e instituições de saúde nos lugares onde a Sixbell opera, também estão implementando soluções. Caso do Brasil, México, Colombia, Peru e América Central..Que também incorporam tecnologias de inteligência digital e artificial, no combate à pandemia de COVID-19.