Ùltima grande feira mundial de equipamentos e serviços para construção e mineração, a CONEXPO-CON/AG 2020 foi realizada entre 10 e 13 de março passado. O evento, sediado em Las Vegas (EUA), teve de antecipar em um dia seu encerramento. Depois que o presidente Donald Trump decidiu fechar as fronteiras norte-americanas a cidadãos de 26 países europeus, em meio à emergência da pandemia de Covid-19.
Mesmo com a escalada da contaminação e do número de mortes causadas pelo coronavírus, cerca de 130 mil visitantes marcaram presença na mostra. Que contou com 2.300 expositores, segundo a Associação de Fabricantes de Equipamentos (AEM), que organiza a Conexpo. A seguir, os destaques apresentados por grandes fabricantes de equipamentos e produtos para o setor de mineração.
Britadores Cônicos
Os britadores cônicos Trio® Série TP para aplicações móveis ou fixas em operações de redução direta, lixiviação e moagem de agregados e minérios de ferro foram uma das linhas expostas pela Weir na Conexpo 2020. Os equipamentos são compactos, possuem baixo custo de instalação e alta produtividade. Além de instrumentos para detecção de sobrecarga e emissão de alertas a operadores, os britadores contam com o Synertrex®, uma plataforma de análise inteligente, desenvolvida pela Weir em parceria com a Microsoft e a Dell, para monitorar e analisar, em tempo real, seu desempenho operacional. A linha Trio Trio® Série TP, composta dos modelos TP260, TP350, TP450, TP600 e TP900 pode ser instalada em circuitos de britagem secundária, terciária ou quaternária.
Perfuratriz Rotativa
A Epiroc trouxe para a Conexpo a sonda de perfuração rotativa DM30 II SP indicada para pedreiras e pequenas operações de mineração. A plataforma hidráulica de acionamento da parte superior do modelo, montada na esteira, permite uma perfuração mais rápida, furo a furo, com menor custo por tonelada e melhor transportabilidade, devido ao recurso de passagem única. A perfuratriz pode atingir uma profundidade de furo de 11 m, possui acesso facilitado a todos os pontos de serviço e tem vida útil estrutural superior a 45 mil h. A DM30 II SP foi projetada para manipular tubos de perfuração de 4 a 6½ polegadas com uma polia hidráulica de até 133,4 kN e diâmetro de furo de 140-200 mm, admitindo o uso de compressores de baixa ou alta pressão conforme as características da perfuração a ser realizada.
Conectividade
Em seu estande, a Sandvik Mining and Rock Technology, apresentou aos visitantes três equipamentos, além da linha de peneiras de movimento circular SJ. Equipada com um motor de alta potência e compressor, cabine ergônomica e podendo dispor de pacotes de automação escaláveis, a plataforma de perfuração Leopard™ DI650i conta ainda com um novo simulador de perfuração e com o SanRemo Mobile, solução de concectividade móvel para transferência de planos, relatórios e outros dados operacionais.
O britador de mandíbulas móvel UJ440i possui um sistema de inteligência para monitoramento contínuo, pode ser operado remotamente via rádio e é equipado com a mandíbula CJ412, de 12 x 8,30 m. Já o britador cônico CH840i vem de fábrica com o o Sistema de Automação e Conectividade (ACS), que ajusta automaticamente as configurações do britador em tempo real para responder às variações da curva de alimentação e da dureza do material.
Toda a linha 800i (foto) é conectada ao My Sandvik, plataforma para acesso aos dados operacionais, incluindo as necessidades de peças e componentes de reposição. Por sua vez, a nova linha de peneiras SJ é indicada para aplicações de peneiramento extra pesadas, médias e finas, após a britagem primária e secundária do material, e conta com ampla variedade de ajustes para otimizar sua eficiência.
Planta Móvel
Entre diversas soluções para o peneiramento de materiais, a Haver & Boecker Niagara apresentou a planta móvel Niagara F-Class, indicada para a classificação de minérios, pedras, areia e cascalho. A peneira vibratória com movimento circular usa a gravidade para mover o material para o deck inferior, reduzindo sua fixação e a demanda de energia e potência. Com inclinação de 20° e taxa de deslocamento de 70 a 75 pés (21,33 a 22,86 m) por minuto, a tela vibratória inclinada supera em mais de 25% a capacidade de uma máquina horizontal de curso linear.
O equipamento possui um projeto avançado de eixo excêntrico duplo, suportado por quatro rolamentos de rolos esféricos duplos de alto desempenho, o que lhe garante um curso consistente independe de carga. A planta pode ser equipada com o sistema de tensionamento rápido Ty-Rail™ da Haver & Boecker Niagara, que reduz pela metade os tempos de troca de tela e, também, pode ser integrada a um britador, a transportadores ou a outros componentes que aumentam sua produtividade.
Integração
Na Metso, o destaque no processo de peneiramento foi o Lokotrack ST4.10, que pode ser integrado a uma planta de britagem e classificação Lokotrack (modelos LT120™ ou LT300HP™) em vários estágios ou como unidade de classificação independente, alimentada por uma carregadeira de rodas em mineradoras de areia e cascalho. Sua tela móvel possui uma extensa área de triagem (9 m2) e pode ser configurada de forma rápida e fácil. Com design compacto, o equipamento conta com transportadores laterais ajustáveis de 10 m, rampa desviadora para a mistura de materiais de diferentes plaformas e pode ser equipada com um sistema opcional de controle de processo Metso IC™, para inicialização segura com um único botão e possibilidade de ser intertravado com outros equipamentos.
Outro recurso opcional disponível é o Bi-Power, para conexão a uma rede elétrica externa ou a um britador Lokotrack híbrido equipado com um gerador a diesel, como o LT120E™, garantindo uma economia significativa no custo operacional do equipamento.
Novas Escavadeiras
Entre os equipamentos expostos no estande da Caterpillar, havia nove lançamentos. O novo trator D3, de pequeno porte, tem visibilidade ampliada na cabine do operador, controles aprimorados para facilitar os trabalhos de acabamento e redução de 10% do consumo de combustível. A retroescavadeira 420XE surge com controles instalados no assento do operador, operação em modo duplo para aumento da produtividade e novo acoplador rápido para a troca de acessórios. Com tração nas quatro rodas, a motoniveladora 150 AWD ganhou novos filtros e intervalos de manutenção mais longos, maior amplitude de movimento e até 10% a mais de eficiência de combustível no modo econômico. O caminhão articulado 725 conta com guincho assistido, controle automático do freio retarder e da tração, velocidade aumentada em até 9% e 7% a mais de produtividade. Na linha de escavadeiras, foram apresentados cinco novos modelos: M318, de rodas, 313 GC, 315, 325 e 395, de grande porte (foto).
Laminação Controlada
A Komatsu levou para seu estande as escavadeiras D51i-24 e D61i-24 (Foto) configuradas com controle proativo de laminação. A tecnologia pioneira em equipamentos pesados permite que a máquina registre os dados do terreno, na medida em que se movimenta. Com esses dados combinados a condições em tempo real, o sistema toma decisões calculadas sobret o corte, transporte ou espalhamento do material. Outro destaque em novas tecnologias foi o My Komatsu, solução de comércio eletrônico digital para gerenciamento de frota, monitoramento de equipamentos e pedido de peças, acessível a partir de qualquer dispositivo conectado.
Generation 8
Comemorando 50 anos de atividades nos Estados Unidos, a Liebherr participou da Conexpo 2020 com sua nova geração 8 de escavadeiras de esteira, composta por sete modelos de 22 a 45 t: R 922, R 924, R 926, R 926, R 930, R 934, R 938 (foto) e R 945. A nova série traz como diferenciais a maior potência do motor, um contrapeso mais pesado para maiores capacidades da caçamba e consumo mínimo de combustível.
Além disso, uma peça modificada na parte superior da lança assegura melhor desempenho e forças do equipamento com peso operacional reduzido da máquina. Também foram expostas carregadeiras de rodas da linha XPower® como a L 566, L 586, L 538 e L 550, esta para mercados da América Central e do Sul, onde a regulamentação das emissões é menos exigente. Modelos de grande porte como a L 566 são equipadas de fábrica com inversor de potência, que combina ciclos curtos de carregamento com acionamento hidrostático ideal com acionamento mecânico, aumentando a eficiência em longas distâncias e subidas.
A L 566 ambém é equipada com novos sistemas de assistência que servem à detecção de pessoal ativo, iluminação de trabalho adaptável, sistema integrado de monitoramento de pressão dos pneus e sistema de pesagem com o Truck Payload Assist, além de nova direção por joystick.
Tecnologia Pioneira
No estande da Volvo CE, máquinas compactas elétricas, como a carregadeira L25H e a escavadeira ECR25, dividiram espaçõ com a EC950F, maior escavadeira da fabricante e com outro gigante, o caminhão rígido R100E. Modelos da SDLG e da Terex Trucks, outras marcas do grupo, também estiveram presentes. A VCE apresentou, ainda, a escavadeira EC300E, com tecnologia híbrida hidráulica direta, modelo pioneiro no mercado. A EC950 F (90 t), equipada com motor Volvo D16 Tier 4 de 603 hp, é capaz de carregar o caminhão Volvo AH60H, de 60 t e 33,6 m3, em apenas quatro passagens de caçamba, com tempo médio de ciclo de 20 a 25 s. Já o caminhão R100E possui capacidade de carga útil de 95 t, motor Cummins QST30 Tier 2 de 783 kW e componentes de longa durabilidade, o que estende os intervalos de manutenção. Na EC300E, a nova tecnologia híbrida utiliza o movimento de descida da lança para carregar acumuladores, usando a energia armazenada para acionar motores auxiliares que alimentam o sistema do motor. O processo assegura um aumento de até 20% na eficiência de combustível em relação a modelos convencionais de mesmo porte.
Limpeza Eficiente
Entre outros produtos, a Martin Engineering levou a linha de raspadores de correia CleanScrape® com aplicação em operações com minérios, agregados, cimento e carvão. Composto por uma matriz com diversos carbetos de tungstênio, o raspador é instalado diagonalmente na polia de descarga, sem comprometer o desempenho da correia. O produto atende a correias com largura máxima entre 2000 e 3000 mm, com velocidades máximas entre 1,8 e 7,5 m/s. Raspadores de correia que usem lâminas Martin® podem contar com o indicador de posição N2®, para coleta de dados e monitoramento remoto da posição da lâmina do raspador, permitindo a estimativa da vida útil da lâmina, alertando sobre a necessidade de ajuste do tensionador ou de sua substituição e emitindo avisos em caso de falha.