A Volvo Caminhões só tem o que comemorar em 2019. Com negócios fechados, durante a última Fenatran, da ordem de R$ 1 bilhão a marca obteve o melhor resultado histórico de vendas de caminhões no Brasil. Ee retomou a liderança dos pesados no país. O carro-chefe foi o FH 540 6×4, com 7.135 unidades emplacadas no Brasil e 7.271 na América Latina.
A Volvo atribui esse resultados ao processo de renovação da que ocorre a cada 3 ou 4 anos. Em particular dos grandes frotistas, que teriam ganho a preferência dos embarcadores, por estarem melhor estruturados. Além de um nova tecnologia embarcada na linha FH, tornando a linha 10% mais econômica. Que também teria garantido a liderança do FH 540 6×4 e, consequentemente da Volvo.
Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo na América Latina, anunciou, dia 5 de fevereiro em São Paulo, investimento de R$ 1 bilhão, em desenvolvimento de produtos e na linha de produção. Incluindo todas as linhas de negócio no Brasil (caminhões, ônibus, equipamentos, motores e serviços financeiros), no período de 2020 a 2023.
Ele está confiante na economia, por conta de alguns fatores básicos: perspectiva de safra recorde neste ano, retomada gradual da construção, aumento no consumo das famílias e inflação e taxas de juros baixas. Por outro lado, ele vê grandes desafios pela frente. “O déficit fiscal, a recuperação lenta do emprego e incertezas no mercado externo, sem dúvida, são preocupantes”.