TRIAGEM GERA GANHOS EM MINA DE DIAMANTES

TRIAGEM GERA GANHOS EM MINA DE DIAMANTES

Tecnologia de triagem de minério trouxe melhorias na mina Stornoway Diamonds Renard. A Stornoway Diamonds é uma empresa canadense líder em exploração e produção de diamantes. Possui e opera a mina Renard, em operação de produção comercial desde 2017. É a primeira mina de diamantes em Quebec e uma das seis no Canadá. A Renard Mine começou com uma mina a céu aberto e, posteriormente, abriu uma mina subterrânea.

As condições da mina apresentaram à Stornoway Diamonds desafios específicos que exigiam uma abordagem inovadora: Temos muito material que precisamos classificar. Às vezes, temos a possibilidade de perder alguns desses diamantes muito caros devido a ineficiências”, explica Marie-Claude Hallé, gerente de operações de marketing da Stornoway Diamonds.

Além disso, “nosso corpo de minério na mina Renard contém um alto nível de diluição interna e externa, um problema significativo para nós, pois pode representar de 30 a 40% da alimentação da usina. Com isso, obtém-se um custo de energia muito, muito alto, ao triturar todo esse material residual que não é de diamante. Isso causa um enorme desgaste em nossos equipamentos, desde transportadores de triagem, equipamentos de recuperação de diamantes e, em uma base de dólar por tonelada, gastamos muito dinheiro processando material que não é diamante”.  O fornecedor da tecnologia de triagem é a TOMRA.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.