Mais de 260 pesquisadores participaram do IV Simpósio Brasileiro de Metalogenia realizado em Gramado entre os dias 07 e 10/04. O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) foi um dos apoiadores da organização e levou mais de 30 pesquisadores para o evento que englobou membros de instituições públicas de pesquisa e do setor mineral para debater as novidades do setor e para integrar conhecimentos sobre depósitos minerais, com especial enfoque no uso das inovações tecnológicas.
No total, foram apresentados por pesquisadores da CPRM, nove trabalhos na modalidade oral e 15 trabalhos na modalidade pôster. Destaque para a programação do estande da CPRM, que além de sorteios dos produtos (publicações impressas e DVDs), contou com duas palestras: “A Iniciativa da CPRM-SGB no Desenvolvimento de Mapas de Favorabilidade”, com o pesquisador Rafael Bittencourt Lima e “O Método de Reavaliação do Patrimônio Mineral da CPRM e Disponibilização para Futuros Investidores”, com o pesquisador Ricardo Wosniak.
O evento reuniu representantes das universidades de Brasília, Rio Grande do Sul, São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Do setor privado, Codelco, Águia Fertilizantes, Mineração Serra Verde, ALS, YamanaGold, Vale, AFC Geofísica, Nexa, Bemisa, Mineração Santa Elina. Entre os palestrantes, Michael Lesher, da Laurentian University do Canadá. O diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM, José Leonardo Andriotti, foi palestrante da abertura e do Fórum Academia-Indústria.