A maior atração do estande da Volvo Construction Equipment (VCE) – e uma das maiores da própria M&T Expo’2018 – foi o caminhão rígido fora de estrada R100E. Indicado para a mineração a céu aberto, o modelo possui caçamba em forma de V com capacidade de 60,4 m³ para retenção ideal de carga e retorno mínimo de material. O operador pode atingir uma carga útil média regular (95 t), enquanto o sistema de basculamento da caçamba garante tempos de ciclo curtos. A suspensão dianteira é espaçada e absorve impactos durante a carga e o transporte para proteger as partes vitais da máquina. Como opcional, pode ser embarcado o On-Board Weighing (OBW), um sistema integrado para garantir que a máquina transporte a carga útil ideal, otimize mais a produção e reduza os custos operacionais.
O Volvo Smart View também reduz ou elimina colisões com outros objetos, diminuindo danos à máquina e aos pneus, particularmente quando em marcha à ré, pois permite que os operadores evitem os obstáculos no solo. A linha contempla ainda modelos com 45 t (R45D), 60 t (R60D), e 72 t (R70D). “São veículos de alta tecnologia que estabelecem um novo padrão no mercado”, diz Luiz Marcelo Daniel, presidente da Volvo CE LA. Além dos caminhões rígidos, segundo ele, a fabricante disponibiliza outras duas opções de transporte para operações de mineração e construção: os rodoviários das linhas FMX e VM e os articulados. Representando a linha de articulados, estavam o A60H, o de maior porte, com capacidade para 55 t, e o A30G, para 29 t.
Outros destaques da VCE na feira foram a nova escavadeira EC200D, a EC210D, a EC210DL (com carro inferior mais longo) e o modelo compacto ECDR35D. A novidade na linha de carregadeiras foi a L260H, com caçamba de 7,3 m3, nova transmissão e capacidade de carga 15% maior que a antecessora (L250H). A marca também atualizou as informações de seu serviço de monitoramento, consultoria e emissão de relatórios, o ACD (Active Care Direct), que já está sendo utilizado no gerenciamento de cerca de 5 mil máquinas nas três Américas.
Na linha SDLG, foi apresentada a nova carregadeira L938, com freios em banho de óleo, mais eficientes e confiáveis, que atende às regulamentações de emissões de poluentes Proconve MAR-I/Conama 433. Também foi lançada a carregadeira L958F, com cabine ampliada e chassis dianteiro e traseiro mais robustos e com acesso facilitado aos componentes. A transmissão do modelo também foi substituída e agora é da própria SDLG, do tipo PowerShift que, com outras melhorias no trem de força, gerou uma eficiência de combustível até 8% maior que a do modelo anterior.