No terceiro ciclo de atividades em Xambioá (TO), o Programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), realizado de 10 a 13 de setembro, professores, gestores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino continuaram a participar de atividades de consultoria especializada e capacitação. Em 2018, o programa é realizado com o tema: “Gestão com Foco na Aprendizagem”. As atividades de formação contemplam 20 gestores, que compartilham os conhecimentos adquiridos em seis escolas urbanas e três da zona rural, beneficiando, em média 1300 alunos.
Idealizado pelo Instituto Votorantim, o PVE é promovido desde 2008, com o apoio das empresas do Grupo Votorantim, em parceria com a Comunidade Educativa (Cedac) e Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Em 2018, a atuação do PVE passou de 51 para 100 municípios. De responsabilidade da Votorantim Cimentos são 25 municípios.
Na região Centro-Oeste, o PVE estreou neste ano em três Estados e no Distrito Federal, nos municípios de Nobres (MT), Corumbá (MS), Edealina (GO) e Sobradinho (DF). A expansão do programa é uma iniciativa do Grupo Votorantim, que neste ano celebra o seu centenário. A empresa escolheu a educação como causa legítima de suas ações para continuar deixando um legado para a sociedade.
Segundo ano em Xambioá – O PVE chegou em 2017 na cidade de Xambioá e um dos objetivos alcançados foi proporcionar a inclusão da zona rural. O programa é promovido em quatro ciclos de atividades, por meio da frente de fortalecimento da gestão, que envolve a qualificação de técnicos das secretarias de Educação, gestores educacionais e escolares. Outra frente de atuação do programa é a de Mobilização Social, que visa engajar a comunidade a participar de ações por uma educação de qualidade. Nesta frente, em 2018, as atividades são desenvolvidas com foco no incentivo à leitura.
Visitas às escolas do campo e paradas de leitura são algumas das ações de Mobilização Social realizadas no terceiro ciclo, além da restauração da Biblioteca Municipal Professora Nazaré Resplandes. As atividades de mobilização contemplam ainda o concurso Criativos da Escola, uma iniciativa que incentiva o protagonismo de professores, pais, alunos e comunidade na elaboração de projetos que transformem realidades de pessoas, espaços públicos ou escolas.
Segundo a secretária de educação de Xambioá, Ana Lúcia Fernandes Moura, o PVE tem contribuído de forma significativa para aumentar o interesse dos alunos pela leitura. “Se antes do PVE existiam dez pessoas em classe sem compreensão e interpretação de textos, hoje temos, em média, seis. Por meio das ações do programa, estamos melhorando o rendimento em sala de aula e também fazendo com mais estudantes tomem gosto pela leitura. Além disso, o PVE engaja as comunidades a unir forças conosco na busca de transformações para oferecer uma educação de melhor qualidade”.