Por Tébis Oliveira,
De 1967 a 1996, o geólogo e consultor gaúcho Pércio de Moraes Branco organizou cerca de 1,5 mil pedras, incluindo perto de 200 minerais raros e muito raros. Todas foram coletadas em rejeitos de garimpos de vários estados do Brasil, após serem descartadas pelos garimpeiros. A coleção, que hoje pertence ao Museu de Ciências Naturais da Universidade Luterana do Brasil (Canoas, RS), foi tema de um artigo publicado por Branco e outros dois geólogos na revista Southern Brazilian Journal of Chemistry, com o título The Pércio de Moraes Branco collection of rare minerals of the Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em 1997.
A coleção atual de Branco tem seu ponto forte nas pedras preciosas e é tema de cursos e palestras que o geólogo faz há muitos anos. Em setembro, por exemplo, ele passará o mês ministrando um curso de Gemologia em Tamanrasset, Argélia, em pleno deserto do Saara. São mais de 50 tipos de gemas em estado bruto e 70 já lapidadas.
Geólogo da CPRM (Serviço Geológico do Brasil), hoje aposentado, foi sugestão sua a criação do serviço Pergunte a um Geólogo, depois transformado no Canal Escola. Muitos dos textos disponíveis nesse espaço são de sua autoria. Branco também mantém o blog www.perciombranco.blogspot.com, onde aborda questões relativas à Geologia e minerais.
(Junho/julho 2013)